Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Jovem de Iranduba estrela filme regional sobre o herói indígena Ajuricaba

Por Gisele Santos* |
Fotos: Arquivo pessoal de Darlisson |

Darlisson Ramos, de 22 anos, é um jovem que mora na comunidade do Tumbira, em Iranduba, há cinco anos. Natural de Barcelos, sua jornada na comunicação começou na própria comunidade, participando do projeto Repórteres da Floresta. Esse projeto visa ensinar jovens ribeirinhos e indígenas a usar tecnologia e câmeras para falar sobre suas comunidades e territórios.

Certo dia enquanto tomava café, o diretor e o produtor do filme em curta-metragem chamado “Meu Herói”, encontraram sua rede social e gostaram do seu perfil. Após um tempo, Darlisson recebeu uma mensagem do produtor perguntando se ele gostaria de participar do filme, interpretando um indígena chamado Ajuricaba.

O enredo do filme conta a história de uma menina indígena que sofre bullying na escola por ter traços indígenas. Durante a pandemia de COVID-19, na aula, a professora pergunta como o herói de cada aluno poderia ajudar a acabar com a pandemia. Enquanto outros alunos mencionam super-heróis como Hulk, Mulher Maravilha e Feiticeira Escarlate, a aluna indígena fala sobre Ajuricaba, um indígena que lutou contra os colonizadores e pela liberdade dos prisioneiros indígenas.

“Eu sou muito grato por ter participado do curta-metragem, pois pra mim que moro na Amazônia é um sentimento sem igual. Eu diariamente a luta de Ajuricaba, defendendo a Amazônia e combatendo o garimpo ilegal”, ressalta Drlisson.

O filme “Meu herói” será lançado no dia 27 de julho, na comunidade do Tumbira, com sessão gratuita e aberta ao público, a partir das 19h. Em breve a organização divulgará datas de lançamentos em outros lugares do Amazonas.

Para saber mais detalhes sobre o filme, basta acessar a página do Instagram: @meuheroiajuri

 

*Do projeto Jovens Comunicadores de Iranduba

#cinema #iranduba #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura