Conheça Teodora Araújo, intérprete e tradutora de Libras em Manacapuru
Por Débora Cristiny* |
Fotos: Arquivo Pessoal |
A tradutora e intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (Libras), Teodora dos Santos Ferreira Araújo, 46 anos, é um exemplo de amor ao próximo e busca constante por aprendizado em Manacapuru.
O contato de Teodora com a Libras iniciou na infância, devido a uma amizade da mãe com uma amiga que tinha um filho surdo. Eles brincavam e ele tentava conversar com ela por meio da língua de sinais, o que despertou seu interesse.
Após experiências pessoais e profissionais, como técnica em enfermagem no Hospital Cecília Cabral em Manacapuru, onde se destacou no atendimento a pacientes surdos, Teodora viu a necessidade de se aperfeiçoar em Libras.
Com determinação, após concluir cursos online e presenciais, se especializou na área. Sua trajetória inclui formação em Pedagogia, pós-graduação em Libras e atuação como intérprete na rede estadual de ensino.
O destaque veio com o projeto “Mão Amiga Libras na Escola”, que a levou a Brasília e impactou positivamente alunos surdos, ouvintes, professores e funcionários.
Atualmente, Teodora trabalha como tradutora e intérprete de Libras nas secretarias municipal e estadual de educação, além de uma instituição particular, contribuindo ativamente para a inclusão de pessoas surdas na sociedade.
Seu conselho para quem deseja aprender Libras é buscar cursos de qualidade. “Além de praticar regularmente, ter paciência e acima de tudo, amor pelo próximo”, declara.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manacapuru