Conheça a lenda de Catirina, a mulher que se transformava em porca em Manacapuru
Por Eduardo Melo*|
Foto: Reprodução |
Uma das lendas mais contadas por antigos moradores de Manacapuru é sobre uma mulher que se transformava em porca.
Segundo relatos dos moradores, a lenda surgiu nos anos 80, no início do bairro do Mutirão, onde é atualmente o bairro do São José. À época, o bairro não tinha energia elétrica e durante a noite as pessoas temiam sair porque havia uma porca que atacava a todos que passavam pelo local.
Ainda segundo os relatos, ao tentarem capturar o animal, ele fugia para o mato. Algumas pessoas que chegavam de barco a Manacapuru esperavam amanhecer para ir às suas casas com receio de serem atacadas.
Em um certo dia, um dos moradores conseguiu marcar o animal, deixando cicatrizes. No dia seguinte, uma mulher que se chamava Catirina apareceu com marcas pelo corpo, o que fez a comunidade criar a lenda que era a mulher que se transformava no animal.
A moradora macapuruense Fátima Carvalho, de 54 anos, conta seu relato sobre ter visto a porca Catirina perto de sua casa.
“Eu estava em minha casa quando escutei barulhos no meu quintal. Quando olhei por uma pequena brecha, vi uma porca gigante, de pele escura e com os olhos brilhantes. Meu marido ameaçou bater nela, mas não o deixei sair de casa, pois estava com medo da porca invadir”, afirma.
A lenda da mulher que se transformava em porca continua sendo transmitida pelos antigos moradores do município para a geração mais jovem
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manacapuru