
Indígenas Kambeba se formam como brigadistas e vão atuar contra queimadas em Manacapuru
Por: Redação* | Foto: Antônio Lima/Secom
Indígenas da etnia Kambeba, da aldeia Tururukari-Uka, localizada no km 47 da rodovia AM-070, entre Manaus e Manacapuru, receberam no último sábado (12) a certificação como brigadistas de incêndio florestal. Ao todo, 18 moradores participaram da capacitação, que aliou conhecimentos técnicos ao saber ancestral da comunidade.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Orleilso Muniz, destacou que o treinamento acontece com o objetivo de prevenir incêndios florestais, previstos para terem aumento a partir de junho devido à estiagem.
“Em alguns casos eles podem estar utilizando técnicas erradas e tendo o material certo. E a gente mostrando como é a técnica correta, vai ajudar a minimizar o tempo-resposta no combate”, afirmou o comandante da guarnição dos bombeiros de Manacapuru, Emerson Silva.
O presidente da Associação Tururukari-uka, Gelson Silva, lembrou que, em 2024, toda a comunidade atuou durante 23 dias combatendo os incêndios florestais para que a aldeia não fosse atingida. O combate ao fogo foi executado apenas com os conhecimentos ancestrais e sem a utilização de máscaras, por exemplo.
A formação teve carga horária de 20 horas, com aulas teóricas e práticas. Apesar de apenas parte da aldeia ter feito o curso, o conhecimento será compartilhado com os demais membros da comunidade, composta por 58 pessoas distribuídas em 12 famílias.
*Com informações de Assessoria de Imprensa
Oferecimento:

