
Idam anuncia mutirões de retificação do Cadastro Ambiental Rural para o segundo semestre
Foto: Divulgação
O instituto intensificou a capacitação dos técnicos que atuarão nas ações, realizadas por meio ProjeCAR, em parceria com a Ipaam
No segundo semestre deste ano, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) vai realizar uma série de mutirões voltados à retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), por meio do Projeto de Implementação do CAR (ProjeCAR). Por conta das ações previstas, o órgão projeta capacitar 100 técnicos, até o final de junho, para a realização dos serviços, que devem ocorrer em 36 municípios amazonenses.
Nesta segunda-feira (12/05), técnicos das UnLoc’s de Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo e Manaquiri iniciaram a capacitação sobre a retificação do cadastro, que é um registro público nacional obrigatório para todas as propriedades e posses rurais no país. A capacitação ocorre até sexta-feira (16/05) na sede do instituto e os participantes serão multiplicadores das informações recebidas.
“Esse é um curso de alinhamento para que todos os técnicos atuantes nas Unidades Locais (UnLoc’s) e postos avançados do Idam atuem em consonância na retificação desse importante cadastro”, disse o gerente Núcleo de Geoprocessamento (Nucgeo) do instituto, Victor Andrade, que está à frente Victor Hugo Andrade, ao ressaltar que, no Amazonas, o ProjeCAR tem disso executado pelo Idam em parceria com o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).
Técnicos das UnLocs de Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba e Itacoatiara serão os próximos a receberem a capacitação sobre a retificação do CAR. “Além disso, também estão previstos cursos em Lábrea, Canutama, Parintins, entre outros municípios”, anunciou Andrade.
Procedimentos
Sobre o processo promovido no curso, o gerente destacou que são abordados todos os procedimentos necessários para a retificação do documento. “No caso das retificações, elas devem ocorrer, exclusivamente, em casos onde houver a necessidade de atualizações ou quando forem constatados erros ou omissões em relação ao imóvel rural. Esses fatos precisam de atenção por conta dos técnicos e, por isso, há a necessidade deste curso para que, no segundo semestre, todos estejam alinhados durante os mutirões”, pontuou ainda.
*Com informações de assessoria
Oferecimento:

