Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Prazo para regularizar situação eleitoral termina na próxima segunda-feira (19/05)

Por: Redação | Fotos: Júnior Souza/TRE-AM

Mais de 73 mil eleitores no Amazonas ainda estão irregulares e podem ter o título cancelado

Eleitores que não votaram, não justificaram a ausência ou não pagaram multas referentes aos três últimos turnos consecutivos têm até a próxima segunda-feira (19/05) para regularizar a situação eleitoral. No Amazonas, cerca de 73 mil pessoas ainda estão irregulares e correm o risco de ter o título de eleitor cancelado.

A situação eleitoral deve ser verificada nos canais oficiais da Justiça Eleitoral (portais do TSE e dos TREs); no aplicativo e-Título ou no cartório eleitoral, de forma presencial. Para regularizar, o eleitor faz o agendamento no site (www.tre-am.jus.br), na opção “Atendimento presencial” e comparece à sede do tribunal.

O coordenador da Central de Atendimento ao Eleitor (Cate) do TRE-AM, Efraim Felix, enfatiza que estar em dia com a Justiça Eleitoral é fundamental. “Os eleitores precisam verificar sua situação eleitoral e correr para conseguir se regularizar. O prazo foi bem extenso e, ainda assim, muitos eleitores não se regularizaram”, destaca o coordenador.

“Além disso, a situação eleitoral em dia é um dos critérios para se inscrever em concurso público, tomar posse em cargos públicos, renovar matrículas em instituições de ensino, emitir documentos como passaporte, carteira de identidade e CPF, entre outros”, acrescenta Efraim.

Exceções – O cancelamento do título não abrange:  eleitores facultativos (menores de 18 anos; pessoas com 70 anos ou mais e pessoas não alfabetizadas); pessoas com deficiência que comprovem dificuldade para votar e em caso de justificativa aceita pela Justiça Eleitoral.

 

*Com informações de Assessoria de Imprensa

#Amazonas #RegularizaçãoEleitoral

Oferecimento:
Últimas notícias em Cidadania