
Sepror fomenta projeto-piloto de cafeicultura com base familiar em Rio Preto da Eva com 30 agricultores
Foto: Divulgação/Sepror
A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror) acompanhou com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), a distribuição de mudas de café do projeto-piloto de ampliação da cafeicultura com base familiar no município de Rio Preto da Eva, na última quinta-feira, 15 de maio.
Segundo o secretário da Sepror, Daniel Borges, o órgão distribui mudas de café para aqueles municípios que possuem vocação na atividade da cafeicultura, para dar início à produção do agricultor familiar, oportunizando uma nova alternativa de renda.
“Rio Preto da Eva é um dos vários municípios do Amazonas que possui potencialidade na produção do café, para atender a capital amazonense e outros estados do Brasil. Desde 2022, entregamos mais de 60 mil mudas, e neste ano de 2025, pretendemos ampliar esse benefício”, disse Daniel.
Ao todo, 30 agricultores familiares foram beneficiados. Eles recebem 500 mudas de café, no total 15 mil mudas. Representando um investimento da ordem de R$ 58 mil. As mudas utilizadas no projeto são adaptadas ao clima amazônico, da espécie Coffea canephora, conhecida como Robusta Amazônico, com potencial produtivo alto e boa tolerância a doenças.
A Sepror é responsável pelo fomento das mudas e apoio técnico, assistência e estrutura logística. O Idam fornece assistência técnica e extensão rural, e junto com a secretaria acompanha o plantio e desenvolvimento da lavoura. Por sua vez, a Prefeitura local atua na na identificação dos agricultores beneficiados e na logística de entrega das mudas.
*Com informações de assessoria
Oferecimento:

