Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Confira a importância de estar imunizado contra a Covid-19 e outras doenças

Por: Sara Souza/Equipe No Ar |
Foto: Divulgação

Vivemos em uma Pandemia há quase dois anos, e mesmo evitando aglomerações e utilizando máscaras sob orientações dos órgãos de saúde, há quem ainda se negue a principal forma de prevenção da Covid-19: a vacinação

A vacinação é a forma mais segura e cientificamente comprovada de proteção à saúde, pois diminui a chance de um vírus se propagar. Além disso, várias doenças infecciosas foram erradicadas e outras controladas graças a essa ‘dose de vida’, como a varíola, poliomielite (paralisia infantil), tétano, hepatite A e B etc.

De acordo com a enfermeira Ruth Lourenço, a importância da vacinação vai muito além da prevenção individual, e sim, coletiva. “Ao se vacinar, você está ajudando toda uma comunidade a diminuir casos de determinada doença, ou seja, as vacinas são essenciais para blindar o organismo contra doenças que ameaçam a saúde em todas as idades”. comenta a profissional de saúde.

Mesmo com campanhas contínuas de vacinação, seja a da Covid-19, como de outras enfermidades, muitas pessoas ainda resistem às vacinas porque além do negacionismo de aceitar o qual fatal pode ser uma doença infecciosa, há também o receio dos possíveis efeitos colaterais. Mas vale lembrar que não é todo mundo que sente algum efeito, e quando sente, é passageiro, segundo a enfermeira Ruth.

“A maioria dos efeitos colaterais que ocorrem pós vacina é de natureza leve e transitória. E nesse caso, orientamos repouso, compressas frias e antitérmico, conforme orientação médica” conclui a profissional de saúde.

Sendo assim, a melhor forma de prevenção contra doenças bacterianas e virais dentro da atenção primária é a imunização, que atualmente, também  é a principal estratégia de prevenção contra a COVID-19 em todo o mundo. Logo não há motivos para resistir  a ‘picadinha do bem’. Vacine-se!

Oferecimento:
Últimas notícias em Saúde