Ação itinerante de endoscopia digestiva ocorre em mais três municípios do interior
Por: Redação|
Foto: Divulgação/SES-AM|
Pacientes dos municípios de Tabatinga, Benjamim Constant e Atalaia do Norte (a 1.108, 1.121 e 1.138 quilômetros de Manaus, respectivamente) estão sendo beneficiados com a intensificação dos procedimentos de endoscopia digestiva. A ação itinerante no interior do estado e já alcançou mais de 500 pessoas.
A intensificação na região do Alto Solimões teve início na sexta-feira (18). Pacientes de Atalaia do Norte e Benjamim Constant estão se deslocando para Tabatinga para realização do exame. A ação tem a meta de atender 150 pessoas dos três municípios até esta terça-feira (22). A iniciativa faz parte do programa Saúde Amazonas, que busca ampliar o acesso da população e reduzir o tempo de espera pelos procedimentos.
“Essas ações de intensificação no interior são importantes porque alcançam pacientes que precisam tratar diversas doenças e reduzem o tempo de espera, de forma a garantir que todos tenham acesso ao serviço e, posteriormente, ao tratamento”, destacou Anoar Samad, secretário de Estado de Saúde.
Já foram realizados mais de 500 exames de endoscopia digestiva em cinco municípios do interior. Eirunepé e Itacoatiara receberam a intensificação em dezembro de 2021. Neste ano, a partir de fevereiro, a ação aconteceu em Tefé, Parintins e Nhamundá. Os pacientes atendidos aguardavam pelo procedimento no Sistema Nacional de Regulação (Sisreg), conforme indicação médica.
Ainda neste mês de março, haverá intensificação para o município de Humaitá (a 590 quilômetros da capital). Em abril, a ação acontecerá em Lábrea (distante 702 quilômetros de Manaus).