Campus da UEA em Parintins passa a contar com iluminação de LED em áreas comuns
Por Redação* |
Fotos: Tiago Corrêa/UGPE |
O Centro de Estudos Superiores (CESP) da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) de Parintins acaba de receber iluminação pública de LED, pelo Programa Ilumina+ Amazonas. Foram implantados no campus universitário 47 pontos da nova iluminação pública.
De acordo com o secretário da UGPE, Marcellus Campêlo, a implantação de LED foi um compromisso firmado com a comunidade acadêmica da UEA de Parintins, durante reunião realizada no mês passado com alunos, professores e funcionários do campus.
“Na parte da manutenção do prédio, a equipe da UGPE fez alguns trabalhos de melhorias. Com relação ao Ilumina+ Amazonas, identificamos que o prédio estava muito escuro à noite e era uma reclamação por parte da comunidade acadêmica”, contou o secretário. “Nós fizemos, então, a implantação dos pontos de LED e, agora, a instituição está com uma iluminação muito boa”, completou.
O Ilumina+ Amazonas substitui por LED as lâmpadas de vapor de sódio, de mercúrio ou mistas, tradicionalmente utilizadas na iluminação pública do interior. O LED proporciona uma economia de até 60% no consumo de energia, garantindo a redução na emissão de gás carbônico na atmosfera. Permite, ainda, maior luminosidade nas vias públicas, o que contribui para a segurança das pessoas. As luminárias de LED também não possuem metais pesados na sua composição, como as lâmpadas tradicionais, sendo menos poluentes.
A diretora da unidade, Keila Amoedo, destacou as melhorias proporcionadas com a nova iluminação. “Hoje, temos uma iluminação muito melhor no prédio da unidade, que gera também economia de energia e menos impacto ao meio ambiente. Então, com a troca das lâmpadas antigas pelo LED, também conseguimos nos sentir mais seguros com a universidade mais iluminada”, disse.
*Com informações da assessoria