Cáritas de Parintins lança projeto “Amazônia Sem Fogo, Sem Morte”
Por Redação* |
Foto: Divulgação|
A Cáritas da Diocese de Parintins, em parceria com a paróquia São Francisco Xavier, deu início ao projeto “Amazônia Sem Fogo, Sem Morte”. A iniciativa visa trabalhar os documentos da Igreja sobre o cuidado com a casa comum, termo utilizado pelo Papa Francisco em sua encíclica Laudato Si’, que trata da ecologia e do meio ambiente.
O lançamento ocorreu no sábado, 21 de setembro, com a presença do padre Jânio Negreiros, vice-presidente da Cáritas Diocesana de Parintins, do sargento Tierre, da 3ª CIBM de Parintins, e de 39 representantes das comunidades urbanas e rurais da Vila Amazônia
O projeto “Amazônia Sem Fogo, Sem Morte” busca sensibilizar a sociedade cristã e civil, urbana e rural, sobre queimadas, estiagem, cheias e outras questões climáticas que afetam a Amazônia, além da delimitação de terras e áreas preservadas, visando a sustentabilidade integral.
Segundo o vice-presidente da Cáritas diocesana, padre Jânio Negreiros, a iniciativa é um projeto piloto de orientações sobre o cuidado com a vida diante da crise climática.
“Pensar a Amazônia nesse cuidado, para realmente evitar fazer queimadas desnecessárias, e cuidar melhor da destinação do lixo que produzimos, que possamos realmente lidar com a reciclagem, selecionar melhor aquilo que nós temos, os plásticos, etc. Para que nada disso possa ser jogado na natureza, muito menos nos rios, nas matas”, disse.
O coordenador da comunidade Menino Deus, do Paraná de Parintins, Adilson da Silva, destaca a importância do projeto para as comunidades.
“Então a gente vê como uma iniciativa louvável, nós estamos realmente necessitando, o meio ambiente precisa e nós dependemos do meio ambiente para que nós possamos viver. Então Deus criou todas as coisas e depois colocou o homem e disse para cuidar dela. Essa iniciativa vem para que nós possamos realmente cuidar do meio ambiente para que nós possamos viver melhor aqui neste lugar, na Amazônia, onde nós escolhemos viver”, ressaltou.