Ciranda Guerreiros da ilha: história e apresentações especiais para o mês de julho, em Manaquiri
Por Maria Lucila*|
Fotos: Reprodução/Instagram|
A Ciranda Guerreiros da ilha, afiliada da Ciranda Guerreiros Mura, é uma forte expressão cultural de Manaquiri. Tendo três participações oficiais em festivais competitivos, a Guerreiros da Ilha coleciona três títulos oficiais.
A origem do nome “Guerreiros da ilha” é em homenagem ao município de Manaquiri, que antigamente era uma “Ilha” e “Guerreiros” representa a Ciranda Guerreiros Mura.
Sua primeira participação em festivais oficiais aconteceu em 2012, apresentando-se com o nome “Flor Lilás”. Ganhando seu primeiro festival e seu 1° título. Em 2013, houve a necessidade de trocar o nome “Flor Lilás” para “Guerreiros da Ilha”, devido ao desejo de realizar um festival mais competitivo e dançar as respectivas músicas de sua afiliação, Ciranda Guerreiros Mura. Assim, ganhando seu 2° Título como “Ciranda Guerreiros da ilha”, e em 2014, ganhou seu 3° título.
No dia 06 de julho, acontecerá a 4° edição do Ciranfest – Guerreiros da ilha no município de Manaquiri, com a participação de diversas danças folclóricas, como: Carimbó, quadrilhas, cirandas e apresentações de artesanato indígena, que promete ser um show cheio de alegria, diversão e entretenimento para o público presente.
A Ciranda Guerreiros da ilha também se prepara para uma apresentação muito especial para o final do mês de julho, referente ao projeto contemplado pela lei Paulo Gustavo, que contará a preparação da Ciranda Guerreiros da ilha para o festival de Cirandas 2024 e histórias de superação de cirandeiros. Como a dona Vânia, de 49 anos, que venceu o câncer e reencontrou através da dança o prazer pela vida. Sendo, atualmente, uma das puxadoras oficiais da Ciranda.
Os ensaios acontecem, na Segunda-feira e terça-feira na Quadra Francisco Nelson, localizada na rua Pedro Pastor. E na quinta-feira, no Ginásio Poliesportivo José Lins, localizado na rua Serafim Castanho.
Os Guerreiros da Ilha se destaca com suas apresentações cheias de cores vibrantes, homenagens e tornando-se um símbolo vivo da cultura manaquiriense. “Ser guerreiro é ser feliz” – explica Vivian Eller, coordenadora da Ciranda Guerreiros da ilha.
Para mais informações sobre os ensaios, consulte o Instagram: @guerreirosdailhaoficial