Ciranda Imperatriz brilha no Festival Folclórico de Autazes com homenagem a cultura Mawé
Por João Matheus* |
Fotos: Erick Sebastião e Pedro Nunes |
A Ciranda Imperatriz, em sua primeira participação oficial no Festival Folclórico de Autazes, se consagrou campeã neste domingo, 28/07, provando que a tradição e a inovação podem andar de mãos dadas. Em sua apresentação, a agremiação abordou o tema: “Mawé: Terra de Magias, Encanto e Folclore”, transportando o público para um universo mágico e ancestral e revelando a beleza e a riqueza da cultura mawé.
A abertura da apresentação foi um espetáculo à parte. A Índia do Guaraná, símbolo de força e sabedoria, e o Pajé da Tribo, representando a ancestralidade e a conexão com a natureza, deram início a uma jornada encantadora.
A cada passo, a Ciranda Imperatriz desvendava os mistérios da cultura mawé, com destaques luxuosos que representavam a força do guaraná e a ancestralidade do povo mawé.
Alegorias e portais eram como janelas para um mundo mágico, transportando o público para a floresta, para as aldeias, para os rituais e para a rica história do povo mawé.
A Ciranda Imperatriz demonstrou que a paixão, o trabalho árduo e a dedicação são fundamentais para se contar uma história e representar uma cultura com respeito e admiração.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Autazes