Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Conheça a história da Galeria de Artes Professora Marina Penalber em Itacoatiara

Por Jasmin Viana Alves* |
Fotos: Divulgação|

A Galeria de Artes Professora Marina Penalber foi criada no ano de 1988 pela AIRMA (Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus) que realiza o Festival da Canção de Itacoatiara.

A Galeria localiza-se no centro da cidade e nela, ocorrem diversos eventos culturais como saraus, concurso de poesias, exposições de obras como livros, esculturas e pinturas, oficinas de dança e cinema, entre outros. O espaço é cedido para a comunidade com o intuito de valorizar a cultura e os trabalhos dos artistas itacoatiarenses.

História da galeria

Antes, o local funcionava como centro cultural mantido pelo Estado. Na época, era disponibilizada uma biblioteca que se chamava Anísio Mello e uma pinacoteca que se chamava Manoel Ubirajara. Somente em 1988 o espaço foi transformado na galeria de artes professora Marina Penalber. O nome da galeria se deu em homenagem a uma mulher que foi uma pessoa de grande relevância e referência que honrou o nome e a história de Itacoatiara.

Embora Marina tenha sido natural de Urucurituba, ela mudou-se muito cedo com sua mãe para a cidade de itacoatiara. A mesma não possuía nenhuma formação acadêmica, mas seu desejo de ajudar as pessoas fez com que ela desenvolvesse diversos papeis na comunidade, realizando oficinas de encontros religiosos, aulas de reforço, aulas de artesanato, orientações para medicina caseira e ela também foi contadora de histórias nas escolas de Itacoatiara.

Marina sempre buscou apender e compartilhar seus aprendizados, mesmo com os desafios da vida e sendo mãe de 6 filhos, ela nunca desistiu de contribuir como educadora para eles e para a comunidade itacoatiarense. Marina Penalber faleceu em 12 de julho de 1988, mas a sua essência como alguém que dedicou-se para ajudar as pessoas e alguém que valorizava a cultura de Itacoatiara, está presente até os dias atuais nas ações da galeria de arte para a comunidade.

A galeria é mantida com os recursos gerados no Festival da Canção de Itacoatiara (FECANI), que até o ano passado tinha o apoio da prefeitura local. O espaço funciona como base do planejamento do evento, como a organização das atrações e as inscrições do público nas atividades. O objetivo do festival, além de manter a galeria em funcionamento, é ajudar na divulgação dos trabalhos dos artistas locais e regionais, movimentar a economia local, atrair turistas para a cidade e proporcionar para as pessoas atividades de entretenimento e momentos culturais.

 

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Itacoatiara.

#galeria #artes #cultura #itacoatiara #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura