Conheça a história do enfermeiro Francinilson Bernardo, que se dedica a profissão em Manaquiri
Por Giovanna Cramer |
Fotos: Arquivo pessoal |
O enfermeiro manaquirense Francinilson Bernardo da Silva, de 31 anos, deu os seus primeiros passos na educação quando ainda morava na comunidade de Ajará, no interior de Manaquiri. Com apenas nove anos, enfrentou um desafio que moldaria seu caráter: a perda de seu pai. Isso levou sua família a mudar-se para Manaquiri devido às dificuldades de viver na pequena comunidade.
Aos 18 anos, ele decidiu concluir o ensino médio em Manaus. Lá, ele enfrentou o desafio de conseguir um emprego como jovem aprendiz. Embora tenha recebido muitos “nãos”, ele se recusou a desistir, sabendo que alguém lhe daria a oportunidade que tanto buscava.
Desafios
Com o apoio de sua irmã mais velha, ele conseguiu um emprego como jovem aprendiz até concluir o ensino médio. Em 2015, com 21 anos, Francinilson embarcou em sua jornada acadêmica com determinação.
Ele se inscreveu no programa ‘Bolsa Universidade’, oferecido pela Prefeitura de Manaus, que ajuda jovens de escolas públicas a ingressarem em faculdades particulares. Com essa ajuda, ele obteve uma bolsa de 50% para cursar Enfermagem.
O início na área da saúde foi desafiador e Francinilson chegou a pensar em desistir. No entanto, com o apoio de sua família, sua determinação e sua paixão por aprender, ele superou os obstáculos. Com o tempo, ele desenvolveu um profundo amor por cada matéria e período de seu curso.
Superação
Em 2019, ele se formou em enfermagem e hoje, exerce sua profissão com grande amor e dedicação. Ele compartilha sua história como uma fonte de inspiração para aqueles que desejam seguir um caminho semelhante e aconselha.
“Lidar com vidas é gratificante e emocionante. Amo o que faço e para quem sonha em cursar uma faculdade, siga em frente. Não importa as dificuldades que surjam, continue e não desista, porque as dificuldades vêm para nos fortalecer nessa jornada”, destaca ele.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manaquiri