
Conheça a Terra Indígena Pirititi em Rorainópolis
Por Marcos Lira*
Foto: Divulgação
A Terra Indígena Pirititi fica situada no município de Rorainópolis e ocupa cerca de 43 mil hectares de território com restrição de uso e acesso. Esse território é habitado por povos indígenas isolados conhecidos pelos povos vizinhos Waimiri-Atroari como Pirititi ou Tiquiriá.
Segundo informações e pesquisas, a existência dos Pirititi foi registrada a partir da década de 1980, quando a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) iniciou o processo de identificação e delimitação da Terra Indígena Waimiri-Atroari.
A necessidade de proteger os Pirititi se tornou necessária devido à pressão externa relacionada ao desmatamento para criação de gado e loteamentos.
Em dezembro de 2012, a FUNAI publicou uma portaria restringindo o acesso à Terra Indígena Pirititi, com a finalidade de proteger seus habitantes.
Em novembro de 2022, a FUNAI e o Ministério Público Federal (MPF) firmaram um acordo para restringir o acesso às terras por tempo indeterminado. Foi estabelecido o prazo de fevereiro de 2025 para a conclusão dos trabalhos de delimitação e identificação da terra indígena.
A professora de ciências Bruna Cecília, que já pesquisou sobre os Pirititi, relata que é de extrema importância a preservação do espaço e dos povos que ali vivem.
“É nosso dever enquanto amazônidas lutar e contribuir para a preservação das culturas indígenas e o meio ambiente . É a história do nosso povo, da floresta, do Brasil que ali resiste”.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Rorainópolis
Oferecimento:

