Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Fruto amazônico: Conheça os processos de fabricação do açaí em Codajás

Por Ellen Mariany* |
Fotos: Reprodução/internet |

Saboroso, exótico e potente. Assim podemos descrever o açaí, um fruto amazônico que sustenta diversas famílias codajaense. Apesar do tamanho, esse pequeno fruto pode ter muitas finalidades: vitaminas, sorvetes, milkshakes, maquiagem, cremes corporais, dentre outros.

O açaí pode ser consumido tanto na forma de polpa ou utilizado como matéria-prima. Sabendo como o açaí é uma fruta versátil, entenda como é a produção dessa preciosidade brasileira.

Primeiros passos

O extrativista retira os cachos de frutos de açaí de forma tradicional, após a coleta, é realizada a retirada dos frutos dos cachos e é importante evitar que os frutos fiquem diretamente no solo ou entrem em contato com qualquer sujidade. Após a debulha, os frutos devem ser acondicionados em locais adequados, limpos e longe do sol para que não desidratem rapidamente.

Tanto no processo artesanal ou industrial, é imprescindível que seja realizada a limpeza inicial dos frutos uma vez que se trata de um produto extrativista. Geralmente essa limpeza pode ser realizada tanto manualmente quanto mecanicamente através de ventilação forçada ou peneiras rotativas. Após essa etapa os caroço são reservados e é despejado água quente para esterilização da fruta.

Pasteurização e finalização

A pasteurização é a etapa realizada após o despolpamento do fruto e é responsável por eliminar fungos e bactérias tornando o açaí seguro para consumo. Em seguida, a polpa é encaminhada para os setores de embalagem e congelamento. Depois de todo esse processo, o açaí já está pronto para ser distribuído e vendido em diferentes locais.

 

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Codajás 

#açaí #fruto #amazonia #codajás #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Amazônia