Conheça a trajetória da pedagoga Ecilma Santos, natural de Ariquemes
Por Mayssa Ludmila* |
Fotos: Arquivo pessoal |
Aos 37 anos, Ecilma Santos Glória é uma mulher cuja trajetória de vida é marcada pelo desejo e acredita que a educação e a arte e da cultura transformam a sociedade. Coordenadora geral de uma instituição de ensino de Ariquemes, ela possui formação em Pedagogia e Letras e é estudante de Psicanálise.
Desde 2015, quando entrou na instituição como Assistente Administrativa, Ecilma não parou de crescer. Em 2017, ela assumiu a coordenação pedagógica e, em 2021, tornou-se coordenadora geral da unidade de Ariquemes. Em cada etapa, sua visão e dedicação deixaram uma marca indelével na instituição e nas vidas dos alunos que por ela passaram.
“Lidar com os sonhos e objetivos das pessoas demanda cautela, sensibilidade e humanidade. Penso que estamos vivendo tempos em que as pessoas estão impedidas de sonhar, de desejar. Trabalhar com a juventude hoje, requer um manejo que os movimente a pensar suas vidas, seus planos, construir seus horizontes e seguir seus planejamentos de vida”.
Seu papel na formação profissional vai além de ensinar competências técnicas e científicas. Ecilma Santos vê seu trabalho como uma contribuição vital para que mais pessoas alcancem o mercado de trabalho preparadas e confiantes. “Trabalhar com formação profissional é contribuir para que cada vez mais pessoas cheguem ao mundo do trabalho com qualificação e domínio técnico e científico”.
Do Projeto Jovens Comunicadores de Ariquemes