Conheça o airsoft em Itacoatiara: uma experiência de combates simulados
Por Jasmin Viana* |
Foto: Divulgação|
O airsoft é um esporte de simulação militar em que os jogadores participam de combates simulados com armas não letais utilizando táticas de estilo militar. Esta modalidade esportiva permite que os jogadores sejam imergidos em um cenário de guerra, proporcionando uma versão segura e emocionante de combate.
Em Itacoatiara, existe um grupo voltado ao esporte Airsoft, que ganhou popularidade e hoje é representado por quatro equipes: Garra, Hunter, Matagal e Tucandeiras, além das equipes existe uma organização voltada para acompanhar as mulheres que desejam conhecer o esporte, o Airsoft Feminino de Itacoatiara (Afei). O grupo não possui um local fixo, suas atividades ocorrem em dias marcados nos campos abertos, ou locais abandonados em ruínas, como a antiga AABB e a antiga Gethal.
Uma das praticantes dedicadas desse esporte e também responsável pelo Afei é a Adrieida Andrade, de 36 anos, natural de Itacoatiara. “Eu fiquei sabendo sobre o airsoft através de uma entrevista na rádio, em 2017, o qual alguns operadores falaram sobre o esporte e convidaram o público a participar. Desde então, eu me apaixonei por essa atividade, praticamente virou meu hobby”, contou.
Inicialmente, Adrieida fez parte da equipe GATI, mas com o tempo, alguns membros se separaram e formaram a equipe Garra. Além disso, ela também faz parte da Diretoria da Equipe Garra, coordena as mulheres, organiza jogos e outras atividades.
“Temos uma diretoria formada por cinco integrantes, e eu ajudo as novas jogadoras, dando instruções e apoio. Não há fins lucrativos no airsoft; os jogadores apenas compram seus equipamentos de proteção e contribuem com valores simbólicos para o reparo dos armamentos simulados”, explica Adrieida.
O Airsoft, além de proporcionar adrenalina e diversão, ensina estratégias, promove interações sociais e valoriza a honestidade e a honra, pois diferente do paintball, no qual a tinta acusa o acerto, no airsoft conta-se com a honestidade do jogador para admitir que o mesmo foi atingido. Para participar ou ter mais informações, acesse o instagram @airsoft_feminino_ita ou @garra_airsoft_team.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Itacoatiara