Conheça o Grupo Maroaga, oriundo do município de Maués e conhecido por difundir o ritmo do gambá pela região
Foto: Divulgação
O grupo Maroaga surgiu no ano de 2007, em Maués, com o intuito de tornar Gambá, o ritmo da dança e da música que se acompanham com o tambor gambá, mais conhecido no Brasil. Com músicas autorais que buscam difundir o ritmo do Norte, o grupo cria músicas inspiradas nas manifestações culturais e religiosas da região amazônica.
Para o músico e fundador Tércio Macambira, as inspirações e referências do grupo são dos artistas maueenses, dos mestres de gambá do grupo Pingo de Luz, Tambores da Floresta e da Irmandade do Divino Espirito Santo de Maués.
“São canções que falam sobre a Amazônia, do cotidiano do ribeirinho, da fé e devoção dos foliões do Divino Espirito Santo de Maués. Exemplo disso são as músicas: A Onça te Pega, Jacaré-Açú, Prosa do Pavulage”, comentou ele, em uma entrevista ao Portal Amazônia em 2021, quando lançavam seu primeiro EP de músicas.
Grupo continua fazendo história
O grupo Maroaga já participou de muitas apresentações importantes, entre elas, o ‘Maués mostrando suas raízes’ que aconteceu em 2018 no Teatro Amazonas; do ‘Encontro de Cultura Popular do Amazonas’ realizado em 2020; da ‘Virada Sustentável Manaus’, ocorrido em 2022; dentre outros eventos. Em setembro de 2024, os músicos realizaram o espetáculo “Festejo Caboco – Gambá Maués”, no Teatro da Instalação, no Centro de Manaus. Com mais de uma hora de duração, o evento teve um repertório de 12 composições.
Além do Gambá, o Grupo Maroaga também leva para suas apresentações outros ritmos da Amazônia Brasileira como: o Carimbó, Marabaixo, Lundu Marajoara e o Marambiré. As músicas estão disponíveis nas plataformas digitais.
Por Karol Rocha com informações do Portal Amazônia e acervos de assessoria de imprensa