Conheça o Projeto de Biotecnologia e Inovação, de estudantes, em Codajás
Por Brenda Souza*|
Fotos: Divulgação |
A biotecnologia vem sendo revolucionária para o mundo, pois é a tecnologia que cria produtos incríveis, sem agredir a natureza ou quem nela habita. E em Codajás não é diferente.
De acordo com os professores Elzilene Araújo e Bernardo Ribeiro, desenvolvedores do projeto “Desenvolvimento Sustentável: Reaproveitando As Partes Descartadas Do Açaí”, e atuantes na escola CETI-José de Araújo Rodrigues, o projeto trata-se de uma alternativa sustentável para a produção de um papel, que é desenvolvido a partir da reutilização dos resíduos sólidos do açaí, que na maioria das vezes, é descartado de forma inadequada nas estradas e ruas do município.
“A situação que o município se encontrava, com vários focos ou pontos da cidade com resíduos jogados. E perceber a possibilidade de trabalhar os conhecimentos dos meus alunos e me aprofundar no assunto, foram o ponto de partida para o desenvolvimento do projeto”, disse Elzilene.
Os alunos José Vitor Nunes, Sérgio Lucas Carvalho, Nelice Ramos, em junção á Elzilene Araújo (Orientadora), participantes do projeto, estavam recebendo uma bolsa da Informática para Ciência e Tecnológica Júnior (ICT-Jr) que é fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O orgão de fomento a pesquisa auxiliou no desenvolvimento de tal projeto, que, mais tarde, foi selecionado para ser apresentado na Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC) em Jaraguá do Sul-SC.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Codajás