Coreógrafos do Garantido participam do espetáculo da quadrilha Junina Aparecida em Urucará, região próxima à Parintins
Por Erik Silva* |
Fotos: Divulgação |
Wilson Júnior, Jéssica Moça, Igor Willon e Matheus Araújo pertencem à Instituição Cultural Arte Sem Fronteiras, onde o produtor cultural Wilson Júnior mestrando em dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a coreógrafa Jéssica Moça, ambos da Instituição Cultural Arte Sem Fronteiras, irão comandar a quadrilha Junina Aparecida, do município de Urucará, para o Festival de Quadrilhas Estilizadas de 2023.
Wilson Júnior assume a direção de arte juntamente com o Paulo Cesar, enquanto Jéssica Moça, Igor Willon e Matheus Araújo ficarão responsáveis pelas coreografias da quadrilha Junina Aparecida.
Em 2023, a quadrilha traz o tema ‘Festança: a magia da tradição popular’, uma forma de festejar a felicidade de pular fogueira, celebrar e dançar no meio do povo, consagrando a maior festa popular do Brasil, assim homenageará os três Santos Juninos: São Pedro, Santo Antônio e São João.
Vale ressaltar que esta será a segunda temporada de Jéssica Moça a coreografa atual campeã de Urucará que em 2022 esteve à frente da Junina Os Compadres de São José e como novidade neste ano vem a frente da Junina Aparecida. Ela ressaltou a importância do intercâmbio cultural com os artistas de Urucará.
“É sempre bom ter contato com outras culturas, costumes e tradições. Trabalhar com a Junina Aparecida é maravilhoso, pois me proporciona novas visões e expectativas. O trabalho da agremiação é fantástico e tenho certeza que conquistaremos o título do festival”, disse.
A coreógrafa Jéssica Moça destacou o trabalho à frente da quadrilha nesta segunda temporada e falou a respeito do entusiasmo em trabalhar com os brincantes da Junina Aparecida.
“Acredito que o trabalho de 2023 seja ainda melhor que em 2022. Cada temporada é um desafio diferente, então creio que o público irá se impressionar com nosso trabalho”, reitera.
A ficha técnica do este ano para a Junina Aparecida
- Presidente – Orlane Rodrigues
- Direção Geral – Nisia Gama
- Direção de arte: Wilson Junior e Paulo Cezar
- Coreógrafos: Jessica Moça – Igor Willon – Matheus Araújo
Sobre o Arte Sem Fronteiras
Em 15 anos de fundação, o Arte Sem Fronteiras participou de vários eventos, entre eles, o Festival de Dança de Joinville (SC), o Festival de Dança do Amazonas, o Toronto Brazilfest, no Canadá, Festival da Cultura Brasileira na Austria, além do Festival do Folclórico de Parintins, pelo Boi Caprichoso.
A companhia também realizou grandes espetáculos, como o ‘Via Nordeste’ e ‘Ashaninka – A Última Fronteia’.
Atualmente, o grupo faz parte do núcleo coreográfico do Boi Garantido.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Parintins.