
Editais para cientistas mulheres do interior do AM são lançados para apoio de projetos e empreendedorismo
Da Redação* |
Fotos: Tomaz Silva/ Agência Brasil |
No Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência, celebrado nesta terça-feira (11/02), a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), anunciou dois editais inéditos, exclusivos para cientistas mulheres do interior e da capital, em áreas prioritárias.
O anúncio dos novos editais foi feito durante atividade do Movimento Mulheres e Meninas na Ciência da Fapeam, que este ano completa seis anos, no salão Rio Solimões, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus. O evento contou com a participação de cientistas mulheres e gestoras de instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas.
Editais
Entre as novidades anunciadas está o Programa de Apoio a Projetos de Pesquisa Básica em Áreas Prioritárias de Ciência, Tecnologia e Inovação (PAPB-CT&I/Fapeam), que vai fomentar pesquisas para o avanço do conhecimento científico em áreas prioritárias de CT&I no Amazonas.
Outro edital é o Programa de Apoio ao Empreendedorismo Feminino nas Cadeias Produtivas do Interior do Estado do Amazonas (PEF-CP AM/Fapeam) destinado a apoiar projetos inovadores e sustentáveis que impulsionem a participação de mulheres no empreendedorismo e no desenvolvimento de setores econômicos ligados às cadeias produtivas do agronegócio.
Os editais estão abertos até 27 de março e você pode conferir mais informações no site da Fapeam.
Mulheres que Brilham na Ciência
Além disso, pesquisadoras do Amazonas com maior número de projetos fomentados pela Fapeam, entre 2019 a 2024 ,foram homenageadas durante o evento com menção honrosa.
A homenagem “Mulheres que Brilham na Ciência no Amazonas” tem o objetivo de reconhecer publicamente o trabalho desenvolvido por cientistas mulheres que atuam em instituições de ensino e pesquisa do estado, por sua destacada trajetória profissional e contribuição para a área da CT&I no Amazonas.
Receberam homenagem as seguintes pesquisadoras: Stefanie Costa Pinto Lopes, pesquisadora do Instituto Leônidas e Maria Deane; Jacqueline de Almeida Gonçalves Sanchett e Gimima Beatriz Melo da Silva, da Universidade do Estado do Amazonas; Flávia Kelly Siqueira de Souza e Angsula Ghosh, da Universidade Federal do Amazonas; e Amanda Ramos Mustafa, da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar.
*Com informações da assessoria
Oferecimento:

