Em Maués evento científico populariza conhecimentos sobre peixes da região
Por Redação|
Fotos: Arquivo/Secom e Arquivo/Aquicultura a Amazônia Ocidental-Inpa|
O município de Maués, localizado a 276 quilômetros da capital Manaus, será palco de um evento voltado para a popularização dos estudos sobre vida aquática na região. O encontro, intitulado “Popularização dos estudos com vida aquática nas comunidades rurais do Amazonas”, é da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), e será realizado de 2 a 4 de abril.
O evento tem como objetivo difundir e popularizar a ciência para a sociedade, por meio de atividades educativas e de propagação do conhecimento técnico-científico sobre aquicultura no interior do Amazonas. Ele será realizado em dois municípios do estado, sendo o primeiro em Maués e o segundo em Barcelos, de 8 a 11 de abril.
A coordenadora do evento, Elizabeth Gusmão Affonso, pesquisadora e Líder do Grupo de Pesquisa Aquicultura na Amazônia Ocidental, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), destacou a importância de levar conhecimentos sobre a produção de peixes na Amazônia para as cidades do interior. Ela ressaltou que o evento é uma oportunidade de aproximar a população dessas regiões dos resultados de pesquisas realizadas pelo Inpa.
A programação do evento inclui lançamento de cartilhas, minicursos, oficinas, palestras e exposições. O evento é destinado a estudantes do ensino fundamental I e II, médio, técnico, produtores, profissionais e o público em geral, com a estimativa de mil participantes.
O apoio da Fapeam foi fundamental para viabilizar a realização do evento em Maués e Barcelos, incluindo recursos para deslocamento, hospedagem e logística. O POP CT&I, programa da Fapeam, tem como objetivo incentivar e apoiar a realização de eventos de Popularização da Ciência, fortalecendo a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia e a Política Pública de CT&I do Amazonas.
O evento, que seria realizado em 2023, foi adiado para abril de 2024 devido à seca dos rios ocorrida no ano passado, que impossibilitou sua realização. As inscrições para os minicursos e palestras estão sendo feitas presencialmente nas escolas. Informações sobre o evento podem ser acessadas no site www.aquiculturainpa.com.
*Com informações da assessoria