Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Festejos em honra a São Sebastião são encerrados com tradicional procissão e missa em Autazes

Por Erick Sebastião*|
Fotos: Erick Sebastião |

Iniciados no dia 11 de janeiro, os festejos em honra ao padroeiro São Sebastião seguiram com celebrações, arraiais e novenas diárias realizadas na própria comunidade do Santo, localizada no Bairro Cidade Nova I.

Com os nove dias de novena realizados, no último dia 20, dia do padroeiro, ocorreu a última noite de festividades, que se iniciou com a tradicional procissão às 17h.

Partindo da frente da capela de São Sebastião, a procissão percorreu várias ruas do Bairro Cidade Nova I e Gilberto Mestrinho, reunindo uma centena de devotos e fiéis que louvavam a Deus por meio de cantos, orações e súplicas.

Ao final do momento, por volta das 18h, todos retornaram à área externa da capela, onde foi-se realizada a última noite de celebração dos festejos, que foi presidida pelo Pe. Pároco Francisco Level.

“Todos aqui temos um amigo na Terra no qual confiamos muito e que buscamos nas horas de dificuldades, imagine você ter um amigo no Céu como São Sebastião! Alguém que intercede e roga por você, no qual podemos seguir o exemplo de serviço e amor ao Reino de Cristo”. Ressaltou Pe. Francisco em sua homilia.

Muitos fiéis também se fizeram presentes, a fim de prestigiar o momento de fé e devoção. Um exemplo é o de Dona Maria Lúcia da Silva Ramalho, de 78 anos.

Sendo uma verdadeira devota e amiga de São Sebastião, a mesma diz venerá-lo desde criança e, principalmente, depois de casada, há mais ou menos 45 anos. Acontece que juntamente à seu esposo, dona Maria foi livrada de muitos males por meio do intermédio do Santo, além de suas criações que eram constantemente guardadas pelo “protetor contra as pragas e pestes”.

“Eu e meu esposo sempre fazíamos as novenas em honra à São Sebastião em nossa casa. Depois de um tempo, ele acabou abandonando a Igreja Católica, porém, eu sempre permaneci firme, cheguei a inclusive doar a minha imagem que usava nas novenas para a igreja (inclusive é a que é usada nos festejos todos os anos), a fim de incentivar mais devotos”, contou dona Maria.

Ao final da Celebração, o momento teve seguimento com a última noite de arraial, contando com vendas de comidas e guloseimas, leilões, música cristã ao vivo e muita diversão.

 

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Autazes

#encerramento #festejos #saosebastiao #religiosidade #autazes #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Religiosidade