Garantido leva Braulino Lima à arena do Bumbódromo em sua última noite no 57º Festival de Parintins
Por Alexandre Pequeno*
Fotos: Euzivaldo Queiroz | Raine Luiz
O hit mundial “Tic Tic Tac”, eternizado na voz de Zezinho Corrêa da banda Carrapicho, ganhou homenagem especial do Boi Garantido durante apresentação neste domingo (30/06), na última noite do 57º Festival de Parintins.
Aos 86 anos, o compositor Braulino Lima foi levado para a arena do Bumbódromo e teve sua história recontada pelo Amo do Boi, João Paulo Faria. Mesmo debilitado por sequelas causadas por um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e Covid-19, a emoção de Braulino contagiou a galera presente no espetáculo.
Mais tarde, a Figura Típica Regional “O Caboco”, homenageou homens e mulheres simples que vivem em áreas de mata ou rios amazônicos. Da alegoria, surgiu a Rainha do Folclore, Edilene Tavares.
Após o ato, o momento folclórico “Yara e o Boto”, trouxe o Boi Garantido para evoluir com a clássica “Quinta Evolução”. Do módulo Yara, surgiu a Sinhazinha da Fazenda, Valentina Coimbra.
A Lenda Amazônica apresentada “Uirapuru”, segundo os indígenas Sateré-Mawé, contou a história da paixão de Yaci pelo guerreiro Wassiri. Da alegoria, surgiu a Cunhã-Poranga Isabelle Nogueira.
Garantido finalizou sua apresentação com o Ritual Indígena “Jeroki Kaiowá”, com a presença do Pajé Adriano Paketá para equilibrar o cosmos, perpetuando a vida de seu povo. O bumbá encerrou sua apresentação com 2h27.