Gisele Alfaia: a expressão artística que reflete a Amazônia
Por Murilo Andrade*|
Fotos: Arquivo Pessoal|
Há dois anos, Gisele Alfaia mudou-se para o município de Iranduba para ficar mais perto de sua fonte de trabalho, a natureza. Seu dia começa ao acordar e observar as nuances da natureza, tendo acompanhado de perto, por exemplo, a seca do Rio.
Gisele discute sua principal forma de expressão: “Minha maior forma de expressão é a fotografia, mas eu me expresso de diversas maneiras”.
Seu caminho artístico começou com a pintura, expondo e vendendo suas obras.
“Minha maior fonte de inspiração é a pintura, especialmente os pintores expressionistas. Relaciono muito as águas, que são minha grande inspiração. Para a fotografia, a água é essencial. Inclusive, 90% das minhas fotos são do ponto de vista da água; estou sempre na água e raramente em terra firme,” explica.
Embora ainda desenhe, Gisele optou pela fotografia como sua principal forma de expressão: “É algo que minha alma precisa; é minha outra parte artística, pois requer a habilidade das mãos.”
Atualmente, ela não comercializa mais suas pinturas, mantendo uma parceria com a Galeria Verão, a principal responsável pela divulgação de seu trabalho, além das redes sociais, como o Instagram.
Sobre suas técnicas de fotografia, destaca a “wi-fi night”. Ela enfatiza: “A ideia não é apenas mostrar a beleza superficial da Amazônia. Na realidade, a melhor maneira de atrair as pessoas para a causa Amazônia é despertar o desejo de conhecê-la e preservá-la.”
Após viajar pelos interiores do Amazonas, Gisele lançou o livro “Amazônia Mágica”, resultado de uma jornada de barco pelos rios mais importantes da região.
Suas influências artísticas incluem grandes poetas e artistas da região amazônica, como Rui Machado.
Para os jovens artistas, ela oferece o conselho: “Estudem. O artista já nasce com o talento, mas é necessário agregar esse talento inato com conhecimento e estudos. É algo que você precisa se dedicar ao máximo e buscar aprimoramento diário. Eu, por exemplo, todos os dias procuro aprender algo novo sobre fotografia, seja na internet ou em livros.”
Para conferir seu trabalho, visite o Instagram @giselealfaia.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Iranduba
Oferecimento:

