Guaraná Puraca: um legado de cultura, artesanato e qualidade em Maués
Por Keysiane Vitória* |
Foto: Keysiane Vitória |
Oberth Hatchawell, mais conhecido como Barrôzinho, tem 33 anos e é filho do renomado Barror, o maior manifestante cultural de Maués, e da professora Ruth Hatchwell, que foi eleita Rainha do Guaraná e Mulher Brilhante em 2006.
Atualmente, Oberth carrega um legado de talento e tradição ao gerir a loja de sua família, inicialmente chamada Guaraná Puraca. Fundada em 1986, o espaço tem como principal produto o guaraná, além de uma variedade de artesanatos. O nome “Puraca” significa “guaraná legítimo do Barrô”, refletindo a autenticidade e qualidade dos produtos oferecidos.
A história da loja começou com a mãe de Oberth, que fazia artesanato. Vendo uma oportunidade, seu pai começou a comercializar essas peças e expandiu o negócio para o turismo e a cultura. Com o tempo, fundou o museu Cutuã, que infelizmente foi desativado após seu falecimento.
Sendo ponto de referência em Maués, a loja Guaraná Puraca é conhecida pela qualidade do seu guaraná e pela diversidade do artesanato local. Ela oferece um espaço para que artistas locais possam expor e vender suas obras, promovendo a cultura da cidade.
A história da loja e da família Hatchawell é rica e inspiradora, marcada por dedicação à cultura, ao artesanato e ao guaraná, sendo uma verdadeira joia de Maués.
*Do projeto Jovens Comuincadores de Maués