Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Legado de 36 anos: conheça a história da Padaria ‘Seu Nego’, uma tradição familiar em Manacapuru

Por Eduardo Melo* |
Fotos: Arquivo Pessoal |

O legado deixado por Raimundo Tomé da Costa, que continua por meio de seus filhos, é a Padaria “Tomé do Seu Nego”, uma das mais antigas e tradicionais de Manacapuru, em atividade há 36 anos. Localizada na Rua Senador Fábio Lucena, no famoso “Encontro dos Amigos” no bairro da Liberdade, a padaria é um símbolo de tradição e dedicação.

Nivanira Ferreira da Costa, filha de Raimundo, conta a história de seu pai e a fundação da padaria, que começou em 1985, quando ele se mudou com a família para o município.

“No início, foi comerciante, mas devido à grande quantidade de membros na família, decidiu trabalhar na Empresa Compensa por alguns meses. Nessa época, a situação financeira era instável e ele chegou a pensar em voltar para a Ilha do Ajaratuba, onde morava anteriormente com sua esposa, Maria do Carmo Ferreira Carvalho, e seus oito filhos”.

Enquanto a família cogitava retornar para a Ilha do Ajaratuba, surgiu a oportunidade de alugar uma padaria localizada na Rua João de Deus, antiga Rua H, no bairro da Liberdade. Inicialmente, a padaria foi alugada, e “Seu Nego”, como era conhecido, trabalhou em sociedade com seu cunhado Antero. Porém, após alguns meses, a parceria foi desfeita, e ele continuou a trabalhar na padaria com a ajuda de seus filhos.

Foi apenas em 1988 que a padaria foi construída no local onde está até hoje. Desde a sua fundação, sempre foi uma empresa familiar, liderada por Seu Nego, que foi o fundador dessa padaria tão tradicional, parte da história do bairro da Liberdade e de Manacapuru.

Nos primeiros anos, a padaria enfrentou desafios, como a produção manual de pães de alta qualidade. Essa era a missão de Seu Nego, que sempre prezou pela excelência do produto. Todos sabiam que o pão deveria ser bem-feito, ou então seriam chamados a atenção. Essa missão continua até os dias atuais, mantida por seus 12 filhos.

Atualmente, a padaria continua a fabricar pães manuais, sua principal característica, oferecendo aos clientes o pão de massa grossa, pão doce com cobertura de coco, e o pão grande “tipo baguete” com manteiga salgada, entre outros.

A Padaria do ‘Seu Nego’ está em funcionamento há quase quatro décadas e é conhecida por oferecer pães quentinhos e de excelente qualidade. “Já estamos há 36 anos trabalhando para servir a população de Manacapuru, mantendo o legado e a boa convivência com a comunidade local e adjacente”, afirma Nivanira.

Os filhos de Seu Nego trabalham com dedicação para honrar o legado de seu pai, acreditando que o segredo do sucesso é “honrar os pais” e respeitar todas as pessoas.

Principais Desafios

“Por se tratar de uma padaria que fabrica pães manuais, o grande desafio que enfrentamos atualmente é a falta de profissionais que saibam fazer pão manual, pois esse tipo de pão requer técnicas específicas em seu preparo e produção”, diz Nivanira.

Sobre o futuro, Nivanira responde com entusiasmo. “Esperamos que a Padaria ‘Tomé do Seu Nego’ continue com seu legado e tradição, atendendo e oferecendo o melhor pão manual da cidade”.

Curiosidades

Vale ressaltar que, durante o período natalino, a padaria realiza, todo dia 24 de dezembro, o Natal Solidário, doando pães à população, atendendo ao pedido do patriarca da família.

Durante esses anos de funcionamento, aconteceram inúmeras histórias, como a do cliente e escritor manacapuruense Manoel Farias, que mencionou a padaria de Seu Nego na fábula “A Casa Mal-Assombrada”, presente em seu livro “O Gato Onça e Demais Fábulas e Contos”.

A padaria “Seu Nego” surgiu da coragem de um homem que resolveu mudar de profissão e se reinventou, deixando sua marca como o “melhor pão manual”.

Mesmo após seu falecimento, em 2020, Raimundo Tomé deixou deixou um legado para a família e uma história de superação e amor, mostrando que tudo o que é feito com dedicação e excelência pode ser bem sucedido.

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manacapuru

#negocios #padariasseunego #manacapuru #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Negócios