Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Lenda do guaraná: uma narrativa de amor, tragédia e renascimento na floresta

Por Raifran Elias*|
Fotos: Toda Matéria/IA|

 

Você já teve a oportunidade de conhecer o guaraná? Este fruto amazônico é conhecido por ser utilizado na fabricação de refrigerantes, mas o que poucos sabem é que a sua origem está envolta em uma emocionante lenda regional.

Reza a tradição que na remota comunidade de Maués, um casal de indígenas acalentava o sonho de ter um filho. No entanto, até então, esse desejo parecia distante de se concretizar. Incansáveis em sua busca pela paternidade, eles recorreram à fé e devoção para clamar por ajuda. Foi então que decidiram dirigir suas súplicas a Tupã, o rei dos deuses, pedindo a bênção de um filho para completar a família. Surpreendentemente, o pedido foi atendido, e nasceu o menino, enchendo de alegria a vida do casal e de toda a comunidade.

Conta-se que, naqueles tempos, existia Jurupari, o deus das sombras, que nutria inveja pela bondade do menino. Determinado a destruir a felicidade reinante, Jurupari agiu de maneira traiçoeira. Em um fatídico dia, enquanto o menino colhia frutos na floresta, Jurupari se transformou em um cobra venenosa e o mordeu, ceifando-lhe a vida instantaneamente.

O choro do menino ecoou pelos confins da floresta, e, nesse momento de desespero, a mãe compreendeu isso como uma mensagem de Tupã. Interpretando os trovões como um sinal divino, ela plantou os olhos do filho na terra, acreditando que dali surgiria uma nova planta, que por sua vez daria origem a frutos saborosos.

E assim aconteceu. No local plantado, emergiu o primeiro guaraná, com sementes negras circundadas por um arilo, imitando os olhos humanos. A lenda do guaraná, que mistura tragédia e esperança, perdura até os dias de hoje, sendo cuidadosamente transmitida de geração em geração. Uma maneira de preservar as tradições e expressar respeito pela majestosa floresta amazônica e pelos povos que nela habitam.

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Maués

#cultura #folclore #lendas #maués #guarana #amazonas #noarportal #noarmaués

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura