Movimento Cultural: evento realizado por alunos da escola estadual com o objetivo de promover a cultura manaquiriense
Por Maria Lucila*|
Fotos: Maria Lucila
Na última quinta-feira (25), a Escola Estadual Anselmo Jacob foi palco de um espetáculo cultural realizado pelos alunos do 2º ano 1 do Ensino Médio Técnico, curso Agente Cultural.
O Movimento Cultural teve como objetivo divulgar o trabalho dos artistas locais e apresentar danças regionais, comidas típicas e músicas que refletem a cultura manaquiriense. Quando questionados sobre a origem do evento, os alunos manifestaram sua insatisfação com a carência cultural da população local. Após essa identificação, tiveram a ideia de promover um evento para mostrar que Manaquiri é rica em diversidade cultural, buscando mais visibilidade e valorização para a cultura local.
O Movimento Cultural contou com diversas apresentações de artesanato indígena, sorteios, degustação de comidas típicas, como pirarucu à casaca, bolo de milho, batata e cará cozidos, vatapá, caldo de macaxeira, bolinhos de macaxeira e muito mais. Houve também apresentações de pintura realista e técnicas de pirografia em madeira ao vivo, além de danças folclóricas, como carimbó e cirandas. Para fechar com chave de ouro, os alunos disponibilizaram brindes e karaokê ao vivo para os presentes nessa noite espetacular.
Depoimentos dos Artistas
“Estou nessa área da pintura há 15 anos. O último quadro que fiz vai para Itacoatiara. Os alunos me convidaram para participar do evento e eu vim mostrar o meu trabalho ao vivo.” — Sidney Sammer, 58 anos (Facebook: Sidney Sammer).
“Eu vim da aldeia Waranã no ramal do Andiroba, localizado no km 17 da estrada de Manaquiri. Os alunos me convidaram e agora estou aqui expondo meu trabalho de artesanato indígena. Com a venda dos artesanatos consigo o meu sustento e ajudo a aldeia.” — Artista indígena Zouma “Tuiri”, 55 anos.
“Está aqui é uma oportunidade de mostrar o nosso trabalho. Fazemos o nosso trabalho à mão em peças de madeira marupá e a pirografia.” — Jamilya Diniz, 45 anos, e Ranieri, 42 anos (Facebook: Jamilya Diniz).
“Faço crochê há quase 30 anos. Faço bolsas, tapetes e muito mais… É muito bom estar aqui.” — Maria Francisca, 73 anos.
“Trabalho com a técnica da pirografia há 4 anos e na área da escultura há 5 meses… Eu só tenho que parabenizar os alunos e agradecer pelo reconhecimento. O artista, hoje, tem que ser mais reconhecido, principalmente na sua cidade.” — Joarles Martins, 32 anos (Facebook: Joarles Leitte).
Assim, observamos que o novo Ensino Médio está formando alunos mais atentos às necessidades locais. O curso técnico de Agente Cultural promove a valorização da diversidade e identidade cultural, fazendo com que os alunos tenham um novo olhar para a preservação cultural do município.
Local do evento: R. Solimões, Manaquiri – AM, 69435-000
* Do Projeto Jovens Comunicadores de Manaquiri