Novembro é marcado por ações de combate ao câncer de próstata no Careiro e em todo o Amazonas
Por Nikolly Brito* e Redação*|
Foto: Ludmila Dias/Fcecon
O mês #NovembroAzul é um momento para lembrarmos da importância da saúde masculina e da prevenção ao câncer de próstata. A saúde deve ser prioridade, e isso envolve fazer exames de rotina, adotar hábitos de vida saudáveis e estar atento aos sinais do corpo. A detecção precoce do câncer de próstata pode salvar vidas.
A partir dos 50 anos, ou mais cedo, em casos de fatores de risco, é fundamental realizar o exame de sangue Antígeno Prostático Específico (PSA) e o exame de toque retal.
Além disso, este mês incentivar a prática de exercícios, uma alimentação equilibrada e a redução do consumo de álcool e tabaco, pois esses hábitos podem contribuir para uma vida mais saudável.
Neste Novembro Azul, os órgãos municipais do Careiro Castanho irão unir forças para conscientizar e apoiar os homens em sua jornada: “Rumo a Saúde Plena” para quebrar tabus e incentivar os homens a cuidarem de si mesmos.
Ações pelo município
Uma das ações relacionadas ao Novembro Azul está o cronograma de atendimentos na zona Rural da cidade. A rede pública de saúde do Município do Careiro disponibiliza atendimento para Urologia com o médico Victor Montenegro nos dias 13 de novembro, na UBS Josias Lira, no Distrito de Purupuru; no dia 20 de novembro, no CAEC e no dia 27 de novembro, na UBS Joana Pinheiro no Distrito de Araça. Para mais informações, busque uma unidade de saúde do Careiro.
Tratamento especializado
O tratamento do câncer de próstata na rede pública do Amazonas é realizado pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), que realiza cirurgia, quimioterapia, radioterapia e terapia hormonal. A escolha do tipo de tratamento vai depender do estágio da doença. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o Amazonas deve registrar 570 novos casos de câncer de próstata em 2023.
O médico urologista e gerente do serviço de Urologia da FCecon, André Mancini, alerta para a realização dos exames de rastreio: toque retal e exame de sangue Antígeno Prostático Específico, mais conhecido como PSA.
“Os homens em geral, a partir dos 50 anos, podem iniciar os seus exames. Os homens que, por ventura, tenham fatores de risco, como histórico de câncer de próstata na família, obesos e negros podem iniciar aos 45 anos”, disse Mancini. A orientação é que os homens procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa para realizarem seus exames e avaliarem seus fatores de risco.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Careiro Castanho
*Com informações de assessoria de imprensa