Parque do Ingá: palco do Festival de Cirandas de Manacapuru
Por Débora Cristiny* |
Fotos: Márcio James/ Secretaria de Cultura e Economia Criativa
O Parque do Ingá, localizado na estrada Manoel Urbano (AM-70), emerge como o epicentro cultural de Manacapuru, abraçando a tradição da ciranda. A construção desse marco cultural foi uma resposta necessária ao crescimento do evento, que se consolidou como o maior festival cultural da região.
O projeto teve início em 1997 com um pacote de obras que incluiu a construção do Centro Cultural Parque do Ingá. O financiamento federal viabilizou a escolha estratégica do local, permitindo a construção de um anfiteatro a céu aberto.
Apesar de ter sido realizada apenas a primeira etapa da obra, parcerias foram estabelecidas para retomar a construção. O convênio entre a prefeitura e o governo estadual, por meio da Superintendência Estadual de Habitação (SUHAB), trouxe fôlego ao projeto. No entanto, questões políticas interromperam temporariamente os avanços.
O Parque do Ingá foi rapidamente apelidado de “cirandódromo” pela população local, coincidindo com a estreia da transmissão televisiva do Festival de Cirandas de Manacapuru. A arena especialmente projetada para espetáculos grandiosos se tornou o palco principal desse evento que projeta o município para além de suas fronteiras.
A localização estratégica do parque na principal avenida da cidade e sua engenhosa arquitetura, aproveitando o declive natural do terreno, refletem o cuidado e planejamento envolvidos no projeto. Com arquibancadas centrais pagas e laterais gratuitas, o espaço foi concebido para acolher tanto os jurados quanto o público em geral.
O Parque do Ingá representa a celebração vibrante da ciranda e das tradições culturais de Manacapuru.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manacapuru