
Pesquisador estuda patrimônios de Itacoatiara através de fotografias
Por Jasmin Viana*|
Foto: Arquivo pessoal |
O pesquisador Eder Gama é responsável pelo projeto ‘Exposição Fotográfica Etnografia Visual’ em Itacoatiara. A pesquisa, segundo ele, tem o objetivo de discutir e expor 12 fotografias que ilustram o conceito dos Patrimônios Culturais materiais e imateriais do município, conforme os conceitos que são definidos pelo Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN).
A amostra foi apresentada no último dia 7, nas dependências da Universidade Federal do Amazonas, de Itacoatiara.
O patrimônio histórico-cultural de um povo revela suas histórias e seus costumes que são passados de geração em geração, que conferem os traços de sua identidade. Segundo Eder Gama, trata-se de um conjunto de conhecimentos e realizações de uma comunidade, conhecimentos esses que foram construídos desde o início de sua história.
A essencialidade de que os bens materiais e imateriais de um povo sejam preservados, é para que as gerações futuras tenham acesso a sua cultura, com o intuito de que mesma não seja esquecida e apagada com o tempo. Confira alguns dos patrimônios históricos culturais materiais e imateriais do município de Itacoatiara:
Igreja de São Francisco
Construída no ano de 1919 como paga de promessa feita por um dos membros da família Lima Verde. A igreja foi construída no lugar do antigo cemitério São Miguel. Tombamento decreto n° 238 de 28 de setembro de 2016.
Vll Festival Folclórico da Vila de Lindóia (Festa da fogueira)
A vila de Lindóia é um dos distritos do município de Itacoatiara, localizada a 190 km da cidade de Itacoatiara-Am. Realizado tradicionalmente no mês de junho, a fogueira é a grande atração, variando com a altura de aproximadamente 20 metros, é tido como uma das maiores do Brasil nas festas de São João.
Boi Tira Fama
Fundado por José Galdino ou Mica entre as décadas de 50 e 60 do século XX. Desde 2018 encontra-se inscrito no livro de registro das celebrações do IPHAN como parte do complexo cultural do Boi Bumbá do México, Amazonas e Parintins
Cachoeira de Lindóia
Está localizada em uma propriedade particular na vila de Lindóia no quilômetro 180, a 500 metros após a ponte sobre o Rio urubu à esquerda (sentido Manaus – Itacoatiara).
Tia Suzana
O bloco carnavalesco Tia Suzana e seus Cafuzos, fundado em 28 de fevereiro de 1954, no bairro Jaury, por João rosas ou João Brinjela. A boneca mede 3 metros de altura, confeccionada a partir de Cipó e tradicionalmente ela abre o carnaval da cidade.
Sítio Itacoatiara e Área Portuária
Em 1758, o governo Português providenciou a transferência do Aldeamento de Serpa do Rio Madeira para o lugar conhecido como Sítio Itacoatiara, lugar que na época da seca eram visíveis as inscrições indígenas.
Pôr do Sol Itacoatiarense
Classificado como Bem Natural do Patrimônio Cultural, todas as tardes o povo da cidade reúne-se para contemplar o pôr do sol como uma visita única. Alguns aproveitam para tirar fotos, tomar um tacacá, outros para caminhar na orla da cidade, namorar e reunir-se com seus familiares e amigos.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Itacoatiara
Oferecimento:

