![Bemol e Na Prática oferecem bolsas integrais para curso de liderança em Porto Velho e Manaus](https://noarportal.com.br/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-10-at-20.08.37-671x503.jpeg)
Proibição dos celulares: Escola Anselmo Jacob se adapta à nova lei em Manaquiri
Por Maria Lucila |
Fotos: Reprodução |
A Escola Estadual Anselmo Jacob, localizada na Rua Solimões, bairro Conjunto Novo, em Manaquiri, inicia o ano letivo 2025 nesta sexta-feira (07/02) e a unidade já se adaptou às novas regras sobre o uso de celulares em sala de aula.
A Lei Federal nº 15.100, sancionada no início de janeiro, que visa limitar o uso de aparelhos eletrônicos em escolas públicas e privadas, está em vigor.
O Portal No Ar entrevistou professores, pais e alunos da Escola Estadual Anselmo Jacob para apurar opiniões em relação à introdução da nova lei a rotina dos estudantes.
Pais e Professores
Professores entrevistados da Anselmo Jacob veem a nova lei com bons olhos, acreditando que auxiliará na concentração e desempenho dos alunos em sala de aula.
Apesar de reconhecerem que a adaptação não será fácil, eles esperam que os alunos passem a se dedicar mais à leitura, escrita e raciocínio lógico.
“No início, talvez eles fiquem um pouco ansiosos e frustrados, mas com o tempo eles verão que essa mudança vai trazer diversos benefícios para eles”, afirma a professora Milane Lima, de 47 anos.
O professor Frank Raimundo, também de 47 anos, ressalta que a ausência de celulares em sala de aula permitirá que os alunos prestem mais atenção às explicações, evitando que se distraiam com os aparelhos.
Samuel Lima dos Santos, de 43 anos, acredita que a nova lei pode proporcionar um aprendizado melhor aos seus filhos.
“Com essas novas regras, meus filhos terão a oportunidade de melhorar seu desempenho, melhorando a leitura e escrita. Além da diminuição do cyberbullying nas escolas”, declara Samuel Lima dos Santos, de 43 anos.
Alunos
Entre os dez alunos entrevistados, 45% concordam com a nova lei, acreditando que ela trará benefícios para o aprendizado. No entanto, questionam sobre as pesquisas em sala de aula, já que muitos livros disponíveis na biblioteca da escola são desatualizados.
Os outros 55% dos alunos afirmam que a nova lei é injusta e que o uso da tecnologia é importante em sala de aula, além de restringir a comunicação com os pais em casos de emergências pessoais.
Monitoramento
A gestora da Escola Estadual Anselmo Jacob, Suelen Francalino, informou que a equipe pedagógica irá monitorar o uso de celulares em sala de aula para que a lei seja cumprida de forma correta.
A gestora também comunicou que as novas regras foram discutidas com os pais em uma reunião no início de fevereiro e que serão criados grupos de Whatsapp para manter os pais informados sobre o desempenho dos alunos e situações de emergência.
Caso necessitem se comunicar com os pais, os alunos podem se dirigir à sala da pedagogia da escola e utilizar o telefone institucional da escola.
A gestora ressalta que o monitoramento não será uma tarefa simples de se realizar na unidade.
“Porém, não será um trabalho impossível. Pois, a lei visa a melhoria da qualidade e a participação do aluno do seu processo de aprendizagem”, conclui.
Entenda
A Lei Federal nº 15.100 tem como objetivo proteger o desenvolvimento mental, físico e psíquico dos estudantes, restringindo o uso de celulares em salas de aula, recreios e intervalos.
A medida foi tomada devido aos impactos negativos dos dispositivos no aprendizado, concentração e saúde mental dos jovens, conforme evidenciado pelo Ministério da Educação.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manaquiri
Oferecimento:
![](/wp-content/uploads/2024/03/logo-consul-new.png)
![](/wp-content/uploads/2024/03/motorola-new2.png)