Projetos de pesquisadoras de Coari sobre fitoinseticidas e extratos do açaí são aprovados em programa de apoio
Da Redação* |
Foto: Divulgação |
Projetos sobre o potencial de fitoinseticidas e extratos naturais e sustentáveis do açaí, de pesquisadoras de Coari, foram aprovados no Programa de Apoio à Interiorização em Pesquisa e Inovação Tecnológica no Amazonas (Painter) para mulheres cientistas.
O Painter visa fomentar projetos de pesquisa científica relacionados à bioeconomia, tecnológica, de inovação, ou de transferência tecnológica, coordenados por pesquisadoras mulheres, vinculados a instituições, ou centros de pesquisa ou ensino superior, públicos ou privados sem fins lucrativos no interior do Amazonas.
Um total de nove propostas nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Exatas e da Terra, e Ciências Agrárias, foram aprovadas. Além de Coari, há projetos de pesquisas de Benjamin Constant, Itacoatiara, Lábrea, Parintins e Tefé.
Ambas as propostas aprovadas de Coari são de pesquisadoras da unidade da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) no município.
O projeto “Potencial de fitoinseticidas de espécies de Protium da Amazônia”, da pesquisadora Ingrity Suelen Costa Sá receberá um auxílio pesquisa de quase R$ 99.500.
Já a proposta “Extratos naturais bioativos e sustentáveis dos subprodutos da agroindústria de açaí do Amazonas: ressignificando seus resíduos para o desenvolvimento tecnológico e valorização da bioeconomia”, da pesquisadora Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi”, receberá R$ 110.000 de fomento entre auxílio pesquisa e bolsa.
Confira os projetos aprovados aqui
*Com informações da assessoria