Saiba quais são os cuidados necessários para a proteção contra mosquitos que transmitem doenças
Por Eduardo Melo* |
Fotos: Divulgação e Eduardo Melo |
Nas últimas semanas, o município de Manacapuru tem sido afetado pela proliferação de mosquitos que transmitem doenças como a Dengue, a Chikungunya, Zika, Febre Ourupoche, dentre outras. Um dos fatores que contribuem para esse cenário é o clima, com variações de dias chuvosos e outros bem quentes. Essa oscilação climática resulta em uma elevada umidade, criando um ambiente propício para a proliferação de mosquitos.
Por conta desse cenário, a população local enfrenta desafios significativos, especialmente devido às chuvas que propiciam o acúmulo de água em diversos pontos, servindo como criadouro para esses insetos transmissores de doenças.
Nesse contexto, é fundametal que todos estejam cientes das medidas preventivas a serem adotadas em suas residências. Confira algumas delas:
- Durante os períodos de maior atividade dos mosquitos (ao amanhecer e entardecer), recomenda-se manter janelas e portas fechadas como uma primeira linha de defesa;
- A instalação de telas de proteção nas aberturas também se revela uma estratégia eficaz para impedir a entrada desses insetos indesejados;
- É necessário realizar verificações regulares em casa, eliminando qualquer acúmulo de água parada. Isso inclui inspecionar possíveis focos de reprodução, como pneus ou recipientes que possam reter água.
Ao adotar ativamente essas precauções, não apenas protegemos nossos lares, mas também desempenhamos um papel vital na preservação da saúde de nossas famílias. A conscientização e a ação coletiva são fundamentais para conter a proliferação dos mosquitos, garantindo um ambiente mais seguro e saudável para todos.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Manacapuru