Troca de experiências: agricultores familiares participam de intercâmbio agroecológico em Iranduba
Por Redação* |
Fotos: Divulgação/Idam |
Dezesseis agricultores familiares de Iranduba participaram de um intercâmbio agroecológico nesta terça-feira (12) na sede do Grupo Germinar, na comunidade São Francisco de Assis. O intercâmbio, promovido pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), teve o objetivo de promover a troca de conhecimentos e experiências em propriedades orgânicas.
A atividade foi realizada com produtores das comunidades Terra Preta, Peixe Boi, Nova Geração de Cristo, São Francisco de Assis e Santo Antônio II. Esta é a segunda edição do intercâmbio neste ano.
De acordo com o titular da Gerência de Apoio à Agroecologia e Produção Orgânica (Geapo), Mario Ono, o intercâmbio visa a troca de conhecimentos entre agricultores familiares sobre o manejo agroecológico, a gestão da propriedade e as estratégias de comercialização. A atividade vai contemplar temas como: manejo diversificado de espécies, adubação de culturas, utilização eficiente das áreas de cultivo, rotação de culturas, criação de melíponas, entre outros.
“Durante as visitas serão realizadas, pelos próprios agricultores do Grupo Germinar, Demonstrações de Métodos sobre a produção de composto tipo Bokashi e Biofertilizante, além de roda de conversa para a troca de experiências e saberes entre os participantes”, destacou o gerente.
A engenheira agrônoma Maria Elizabeth de Assis, da Unidade Local de Iranduba, destacou a importância da troca de experiências entre agricultores. “O nosso objetivo é a troca de experiências entre grupos de produção orgânica com a perspectiva de expandir a área de agroecologia no município, fomentar o aumento da produção, com certificação e consequentemente a comercialização”.
A ação é realizada por meio do Projeto Prioritário de Agroecologia e Produção Orgânica do Idam, executado em nove municípios da Região Metropolitana de Manaus. O intercâmbio contribui para o desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis, adequados à realidade local dos agricultores familiares, visando a autossuficiência da pequena propriedade agroecológica e autonomia das famílias.
*Com informações da assessoria de imprensa