Veja cinco lugares imperdíveis para conhecer em Cruzeiro do Sul
Por Redação* |
Fotos: Diego Silva/Secom |
Cruzeiro do Sul é a segunda maior cidade do Acre. O município com quase cem mil habitantes, de acordo com o último Censo, é rica em belezas naturais e cultura diversificada. Conheça abaixo cinco lugares interessantes para conhecer na Princesinha do Juruá, como é conhecida Cruzeiro.
Igarapé Preto
O conhecido balneário de águas pretas que fica às margens da estrada já é um dos primeiros pontos para quem chega em Cruzeiro do Sul. A vista ao Igarapé Preto é totalmente gratuita, em área aberta. O banho é conhecido pela cor escura da água, que é bem gelada.
Rio Croa
O Rio Croa, em Cruzeiro do Sul, recebe até 200 turistas por mês em busca de conhecer a exuberância do lugar. O rio fica próximo à área urbana e para chegar até o paraíso natural, é preciso percorrer 21 quilômetros pela BR-364. Um dos atrativos é a camada verde formada pela vegetação no rio. Um dos locais que oferece comida e o passeio é o restaurante Sabor e Lenha (68) 99966 5122 ou (68) 99978 8219.
Centro Cultural
Considerado o prédio mais antigo do Acre, por manter a mesma característica arquitetônica desde a sua fundação. O local começou a ser erguido em 1904, após a assinatura da Ata de Fundação da cidade, com as presenças do Marechal Gregório Thaumaturgo de Azevedo e do primeiro Juiz de Cruzeiro do Sul, o Dr. Fernando Luis Vieira Ferreira. Sua construção foi concluída com o formato atual em 1911. Foi sede da primeira Prefeitura (Intendência do Alto Juruá) e depois foi repassado ao Poder Judiciário, onde abrigou por décadas os cartórios e o Tribunal de Júri da Comarca. O local tem acervo histórico importante sobre a região.
Casa de 1904 (Foto: Foto: Tácita Muniz/g1)
Outro monumento que chama atenção no Centro de Cruzeiro do Sul é a primeira casa particular construída em alvenaria no ano de 1940. O prédio que pertencia ao português e patrão de seringal, Joaquim Maria Ruela, remete ao tempo em que a borracha era a principal atividade econômica da região e responsável por transformações culturais e sociais do estado do Acre.
A casa fica no alto de um morro na área comercial mais movimentada da cidade, ao lado do cais, onde ancoravam as grandes embarcações com mercadorias vindas de Belém (PA) e Manaus (AM), além do trânsito frequente de seringueiros. O local escolhido para a construção, tinha vista privilegiada para o Rio Juruá e representava a superioridade dos patrões da época.
Serra do Divisor
Em Mâncio Lima, você pode visitar o Parque Nacional da Serra do Divisor, onde se faz uma verdadeira imersão na natureza. Atualmente , para chegar até lá, é preciso ir a Cruzeiro do Sul e, de lá, seguir para porto de Mâncio Lima, onde saem as embarcações até a unidade de conservação. No local, tem passeios em cachoeiras, buraco central e trilhas.
*Com informações do site G1 Acre