Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

De bordadeira à integrante da Marujada de Guerra do Boi Caprichoso

Por Cristiane Silva e Vanessa Pereira*
Fotos: Cristiane Silva e Vanessa Pereira |

Nascida na Travessa Gomes de Castro, rua do Curral do Boi Caprichoso, Ana Azedo, foi uma menina que brincava ao som de toadas azuladas, assumindo missões importantes, dedicando parte do seu tempo ao seu boi de pano.

“Sou da época do sr. Luiz Gonzaga, onde os ensaios aconteciam na rua Rio Branco, em um barracão que existia na época, com bancos de madeira em volta. Nesse tempo, eles até distribuíam mingau para os brincantes e para o público que marcava presença”, lembra Ana.

Quando perguntada sobre qual sua toada preferida, Ana, sem pensar duas vezes, cantou um trecho. “Desde criança eu brinco Boi no caprichoso. Eu sou azul, amo esse boi vitorioso”, trecho da toada Eu Te Amo Caprichoso.

Família dedicada ao Caprichoso

Esse amor pelo azul vem de geração, com a participação da família na trajetória do Bumbá. Irmã de Joilto Azedo, ex-presidente do Caprichoso e Gilson Azedo, artista de criação de roupas para o espetáculo.

Ana que já contribuiu com o time de bordadeiras, conta sobre as indumentárias do espetáculo que já passaram por suas mãos. “Eu já bordei a roupa da cunhã-poranga Daniela Assayag!! Isso mesmo! Naquela época, tudo era pensado nos mínimos detalhes, cada cetim, os bordados nos sapatos dos itens. Não era apenas um brilho jogado, era manualmente confeccionado’’, completou.

Atualmente, Ana faz parte do item 3, a Marujada, juntamente com centena de apaixonados, que frequentam aos ensaios intensos, para dar o seu melhor no Bumbódromo.

Qual o sentimento em presenciar mais um Festival de Parintins?

Meu sentimento é de vitória! Nós estamos no ritmo da Marujada de Guerra em peso. Confiante de que levaremos esse título. Meu Boi vem grandioso, com um tema lindo e com um espetáculo digno de campeão.

Qual mensagem você deixa para quem vai estar no Bumbódromo?

Vamos brincar! vamos torcer pelo nosso Caprichoso. Nós estamos no ritmo de Boi. Juntos, podemos fazer mais um lindo espetáculo em Parintins.

 

*Do Projeto Jovens Comunicadores Parintins

#Caprichoso #Parintins #JovensComunicadores #BemolDigital #NoArPortal

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura