
Conheça a trajetória da dançarina Hillary Bazan Dos Reis, em Ariquemes
Mayssa Ludmila*|
Fotos: Arquivo Pessoal |
Hillary Bazan dos Reis é dançarina há 11 anos e iniciou sua trajetória aos 7, na cidade de Buritis (RO), onde nasceu, aprendendo Fit Dance e coreografias de K-pop.
Atualmente, aos 18 anos, ela conta sobre sua experiência com a dança em Ariquemes, onde reside e dá aulas para jovens e adolescentes sobre Danças Urbanas, modalidade de dança relacionada à cultura Hip hop, surgida nos guetos de Nova York nos anos 60 e 70.
Hillary deu início às aulas no primeiro ano do ensino médio, na escola Heitor Villa Lobos, aos 16 anos em um clube, e com o tempo a jovem se profissionalizou em cursos e se especializou como uma professora de dança.
“Não foi nada fácil crescer nesse ramo e ainda é difícil crescer em uma área que infelizmente não é valorizada, mas, recebo muito apoio de família e amigos para continuar praticando e ensinando a minha arte”, compartilha.
Trajetória
A modalidade Danças Urbanas entrou em sua vida através do K-pop, ela conta que começou assistindo clipes e observando as coreografias de cada grupo. “Era contagiante e eletrizante os movimentos e a sincronia que tinham” conta a dançarina.
Ao longo do tempo foi aprendendo os passos e assim evoluindo, treinando em casa, gravando covers e postando nas redes sociais. “Foi a partir dessas gravações que me encontrei e me apaixonei pela dança”.
Para uma professora, segundo Hillary, o importante está nos momentos em que os alunos se descobrem e se apaixonam pela dança.
“Sentir-se incluído, sentir o que você sente quando está no palco, é algo extremamente gratificante para nós. Levar o nosso conhecimento e amor da nossa profissão para os nossos alunos é fundamental, e poder ver a evolução deles através da sua arte é algo inexplicável, amo muito ensinar”, destaca.
Para Hillary, a dança também se tornou seu refúgio, onde ela pode expressar o que sente. “A arte para mim é onde eu posso ser a mim mesma, ela me permite demonstrar o que eu penso ou sinto através dela, por movimentos mínimos e bem efetuados pelo meu corpo”.
Apresentações
Em 2023, participou da competição internacional e nacional Fendafor 2023 com jazz e ballet em Fortaleza, aproveitando para realizar seu curso de Danças Urbanas, com Larissa Thé.
Em 2024, Hillary criou a coreografia Street Dance com a Cia Dracarys sendo a primeira a trazer a modalidade para a cidade de Ariquemes. Street Dance explica os inúmeros estilos de Danças Urbanas através de uma sequência coreográfica.
A seguir temos a coreografia Detona Ralph com elementos que contam a história retratada no filme. Seus alunos dão vida aos personagens através da dança e interpretação.
Com espetáculos apresentados no Teatro Belas Artes, em Ariquemes, atualmente Hillary Bazan continua sua trajetória dando aulas para os seus alunos em parceria com Studio Dracarys e Cia do Fabio Abraão.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Ariquemes
Oferecimento:

