Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Fé e tradição marcam Festival das Pastorinhas de Parintins 2023

Por Redação |
Fotos: Eder Repolho / Semcom Parintins |

Patrimônio Cultural Imaterial do Amazonas, as Pastorinhas protagonizaram um momento de fé e tradição na noite desta quarta-feira (04), durante o Festival das Pastorinhas de Parintins 2023. O evento foi realizado pela Prefeitura e a Associação Cultural das Pastorinhas de Parintins (ACPP) e contou com um número expressivo de público, no Complexo Benedito Azedo.

O encontro das Pastorinhas reúne diversas gerações e faz parte da tradição cultural popular do Natal. Em representações movimentadas com cantigas e versos dramatizados, os cinco cordões inovaram em suas apresentações com o intuito de homenagear o menino Jesus.

A secretária de Cultura e Turismo, Karla Viana, destacou o sucesso do evento. “Público prestigiando, um sucesso, e é isso que a gente tem que enaltecer, os cordões bonitos, a Prefeitura dando todo apoio e estamos felizes pois após dois anos sem a realização do evento, temos o público prestigiando e é gratificante e importante para que se mantenha essa tradição”, disse.

O prefeito em exercício, Alex Garcia, também esteve presente e destacou a importância do evento para o fortalecimento da cultura local.

“A gente fica muito feliz em participar desse evento, passamos por um momento tão difícil que foi a pandemia, a gente não pôde brincar e fortalecer essa cultura e hoje é uma alegria muito grande poder retomar essa festa que é tradicional e importante para a população parintinense”, disse.

Presidente da ACPP, Mara Siderval, fez agradecimentos e enalteceu a apresentação das pastorinhas.

“Só temos que agradecer a Deus, pois aconteceu como tinha que acontecer. As pastorinhas fizeram o melhor para apresentar ao público, com certeza o próximo evento já será no anfiteatro e vamos estar cada vez mais melhorando. Que cordão das pastorinhas engrandeçam e chamem sempre mais pessoas para conhecer nossos projetos”, ressaltou.

Presépio

O Coletivo Ártrua (Art de Rua), projeto idealizado pelo artista visual e professor, Miguel Carneiro Santos, foi o responsável pela confecção do presépio para o Festival das Pastorinhas.

A convite da Prefeitura de Parintins, o coletivo realizou a primeira atividade prática do ano de 2023 e, segundo Miguel Carneiro, é uma excelente oportunidade para ensinar a Pintura Aerográfica, Escultura em Isopor e conhecer a cultura das pastorinhas.

Durante a pandemia, o Festival das Pastorinhas ganhou formato de Live, tornando-se um importante aliado na divulgação dessa manifestação com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Semctur) que também é responsável por toda a estrutura logística.

#fé #tradição #festivalpastorinhas #cultura #parintins #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Cultura