Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Manaquiri através de seus pontos turísticos: lugares que contam a história da cidade

Por Tayla Marinho*|
Fotos: Divulgação |

Manaquiri é um município pertencente à Região Metropolitana de Manaus, localizado às margens do rio Jaraqui, um afluente do Solimões, distante menos de duas horas de Manaus, numa viagem de a jato. Fundada em 10 de dezembro de 1981, Manaquiri é conhecida pelas suas paisagens e pontos históricos e turísticos e vem atraindo diversas pessoas do Amazonas e de outros estados para conhecê-la.

Assim como em quase todas as cidades do interior do Amazonas, o ideal é tomar o café da manhã regional no mercado. No caso de Manaquiri, no Mercado Municipal Luiz Pastor, localizado na Rua Silvino Raimundo, bairro Centro. Luiz Pastor foi um grande comerciante da cidade, falecido há quase uma década.

Nas proximidades do mercado, existe a praça das Etnias, um dos lugares mais instagramáveis da cidade e ideais para selfies com estátuas em tamanho natural do índio, do branco, do caboclo, do pescador, da mulher com o filho de colo e do europeu, elementos formadores da atual população manaquiriense. A praça fica localizada em frente à sede da  prefeitura municipal.

Assim como outras cidades não só do Amazonas, mas de todo o Brasil, Manaquiri é apaixonada por futebol e uma prova viva disso, é o Estádio Municipal Waldomiro Gusmão de Águia (Waldizão), localizado no km 01, da rodovia AM-354.

Com capacidade para 8 mil torcedores, o estádio sediou em 2023, os jogos do sexto e  último grupo da primeira fase da maior competição não-profissional do Norte. Além da anfitriã, estiveram na disputa por uma vaga na semifinal, as seleções de Anori, Barcelos, Caapiranga, Novo Airão e Santa Isabel do Rio Negro.

Durante quatro dias de bola rolando, histórias foram escritas e a Terra da Batata mostrou ao mundo as riquezas do seu povo, entrando para a história do futebol amazonense.

Hospedagem e Alimentação

Em Manaquiri, um dos locais para se hospedar é a Pousada Lima. Com cinco quartos, de propriedade de Alaíze Cardoso de Lima. Alaíze tem longa experiência com hospedagem, já trabalhando há 15 anos no segmento. As refeições precisam ser solicitadas, e ela atende de acordo com a vontade do hóspede.

No quesito restaurantes, há várias opções. O Restaurante das Coleguinhas, de Zilda Mendes da Silva, serve comida caseira, feijão com arroz e carne guisada, fígado, e peixes pescados na região (tucunaré, tambaqui, pirarucu), e até massas como lasanha e panqueca.

O Carne de Sol do Bulldog, de Jonison Gomes do Carmo, é para os amantes de carnes preparadas, na hora, na chapa. Bifes, filés de frango, fígado, e carne de sol são feitos pelo próprio Jonison à vista dos fregueses. Há anos ele é o ‘rei da carne de sol’ do Manaquiri.

Agora comida regional é no Restaurante Tucumã, de Valdia Maria de Moura Cascaes. O pai de Valdia, hoje aposentado, foi o maior pasteleiro da cidade de quem herdou o gosto em fazer comidas com as quais trabalha há mais de dez anos. No Tucumã ela serve vários peixes e o carro chefe é o tambaqui assado na brasa. Também serve sucos de frutas da época colhidos na região.

De acordo com Eduardo Freitas, Secretário de Esportes e Turismo de Manaquiri, a cidade está preparada para receber todos os visitantes que queiram conhecer a cidade. “Quem quiser vir conhecer Manaquiri pode nos procurar aqui na secretaria de Turismo, que teremos o maior prazer em mostrar o que de melhor temos em nosso município”, ressaltou.

Relatos de Visitantes

“Conheci o município do Manaquiri e amei, terra de gente simples e acolhedora. Visitei o Balneário do Matogrosso e o flutuante do Km 04. Me hospedei na pousada ao lado da delegacia de polícia e paguei na época R$60,00 a diária de casal”, comentou Oto Frank.

– Graziela Do Carmo Silva

“Sou filha de Manaquiri formada atualmente Chef de Gastronomia, meu pai é Sebastião Paz do Carmo Filho do finado loló como era carinhosamente chamado, sai do manaquiri a quase 5 anos por falta de oportunidade de trabalho, infelizmente o dinheiro que existe na cidade é simplesmente através da prefeitura, hoje Manaquiri tem grandes lojas como a Bemol e outras pequenas lojas. A prefeitura do município atualmente ajuda os pequenos produtores rurais com a feirinha da FEMAPRE que ajuda também o escoamento da produção rural para a cidade e municípios vizinhos”, relatou Graziela do Carmo Silva.

 

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manaquiri.

#pontosturisticos #manaquiri #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Turismo