
A cidade de Parintins sob o olhar de Nildo Silva
Por Erik Silva* |
Foto: Arquivo Pessoal de Nildo Silva |
Falar sobre a cultura e tradição da cidade de Parintins pode ser uma tarefa bastante difícil. Mas para Nildo Silva, 50 anos, morador da cidade, essa missão se torna um pouco menos impossível.
Em entrevista exclusiva ao Portal No Ar, Nildo conta que Parintins é uma junção de influências da tribo indígena Tupinambás com a cultura nordestina.
Mas segundo Nildo, o que realmente coloca Parintins no mapa é o Festival Folclórico de Parintins. Conhecido simplesmente como Festival de Parintins, o evento ocorre anualmente, sendo conhecido mundialmente, despertando o interesse de visitantes de vários países, como Estados Unidos, Japão, França, Canadá, Portugal e África.
“O Festival de Parintins dura cerca de 5 dias e é realizado no final de junho. Durante este período, a cidade é tomada por turistas e a economia local se beneficia significativamente. Artesãos trabalham o ano todo para produzir produtos e vender durante o festival, deixando os estabelecimentos de hospedagem e alimentação lotados”, explica.
Infelizmente, de acordo com Silva, a maioria do dinheiro gerado pelo festival vai para fora da cidade. Ainda assim, o evento é visto como essencial para a economia local e é considerado o principal evento turístico de Parintins.
Além do Festival de Parintins, a cidade também tem outros eventos turísticos, como a festa da padroeira Nossa Senhora do Carmo e o Carna Ilha, que acontece no mês de fevereiro.
“Parintins é uma cidade com um rico patrimônio cultural e histórico, e o Festival de Parintins é apenas uma das muitas razões pelas quais a cidade é tão popular entre os turistas. A catedral Nossa Senhora do Carro e os Bois Garantido e Caprichoso também são pontos turísticos populares”, conclui.
*Do Projeto Jovens Comunicadores de Parintins.
Oferecimento:

