
Batucada do Boi-Bumbá Garantido: uma terapia que emociona e ameniza os problemas
Por Erik Silva*|
Fotos: Arquivo Pessoal de Carlos Júnior |
Carlos Júnior, um jovem de 19 anos, é um dos batuqueiros da Batucada do Boi Bumbá Garantido, em Parintins. Em uma entrevista ao Portal No Ar, ele descreveu a emoção e a felicidade de fazer parte da batucada. “Não tem como explicar, só você estando ali para saber o tamanho da felicidade que é”, disse ele.
Segundo Carlos Júnior, a melhor parte de tocar na batucada é que você esquece seus problemas lá. “É uma terapia”, afirmou. Além disso, ele mencionou os benefícios de entrar na arena do Bumbódromo e curtir o espetáculo ao mesmo tempo em que toca na batucada.
Quando perguntado sobre como se prepara para uma apresentação, Carlos Júnior disse que a preparação começa desde cedo, assim que acorda, deixando tudo certinho para a apresentação à noite. À tarde, eles fazem o teste de som e os últimos ajustes nas toadas, além de conversar sobre o espetáculo.
Para Carlos Júnior, o Boi Bumbá Garantido significa muito. Ele brinca desde criança e sempre irá brincar. “Comecei em 2011 na batucada mirim e desde lá não saí mais do boi. Venho guardando momentos e colecionando histórias ao longo desses 12 anos”, disse ele.
O boi também significa muito para a cultura de Parintins. “Várias toadas do Garantido já rodaram o mundo e rodam até hoje. Vermelho, Tic tic ta e são as principais. A nossa cultura só vem a evoluir a cada ano, e isso é incrível”, afirmou ele.
Para aqueles que nunca viram uma apresentação da Batucada do Garantido antes, Carlos Júnior disse que estão perdendo muito. “Eu aconselho que venham conhecer porque é muito incrível. É uma coisa fora do normal, a energia é muito grande”, disse ele.
Quando perguntado sobre o futuro da Batucada do Garantido, Carlos Júnior afirmou que vê uma batucada bem estruturada e com mais recursos.
Por fim, Carlos Júnior deixou uma mensagem para aqueles que nunca presenciaram o Festival Folclórico de Parintins: “Venham desfrutar do maior espetáculo a céu aberto do mundo. Parintins irá receber vocês de braços abertos e principalmente o Garantido e a batucada”, concluiu.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Parintins.
Oferecimento:

