Calha do Médio Solimões recebe laboratórios de robótica e entrega de escola estadual 100% revitalizada
Por redação |
Foto: Eduardo Cavalcante /Seduc-AM |
Dois novos laboratórios de robótica e uma unidade de ensino 100% revitalizada foram entregues pela Secretaria de Estado de Educação e Desporto na calha do Médio Solimões. Tefé e Alvarães agora integram a lista de escolas beneficiadas com as intervenções do Governo do Estado, como o pacote de revitalizações das escolas estaduais do Amazonas, e ainda com as ações do projeto Fazer para Aprender, que integra o programa Educa+Amazonas.
Em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), o Centro de Educação de Tempo Integral (Ceti) Hélio Bessa recebeu o 23º Espaço Maker implementado nas unidades de ensino do Estado. Os laboratórios são equipados com materiais de tecnologia e inovação para que os estudantes ponham em prática os conhecimentos teóricos aprendidos em sala de aula, como explica a secretária adjunta de Gestão, Rosalina Lôbo.
“A gente veio ao Médio Solimões para fazer a entrega de um pacote de serviços que beneficiam as escolas estaduais do Estado. Essas intervenções acontecem para que a melhoria aconteça de forma eficaz no interior do Amazonas e alcance ainda mais os nossos estudantes”, reflete a secretária.
Com o Espaço Maker, os estudantes da rede pública estadual no município irão desenvolver metodologias ativas de aprendizagem em ambientes multi-instrucionais, o que será um diferencial na formação dos estudantes.
A gestora da unidade escolar, Roberta Silva, conta como o espaço era aguardado pelos estudantes. “A palavra para este momento é gratidão, estamos muito felizes em proporcionar à comunidade escolar tefeense um laboratório que poderá ser usado por estudantes de todas as nossas escolas estaduais, que poderão usufruir de espaço com tecnologia de ponta para potencializar o aprendizado”, explicou a gestora.
Ainda em Tefé, a Escola Estadual Eduardo Ribeiro recebeu intervenções de infraestrutura realizadas pela Secretaria de Educação. Inaugurada no ano de 1944, a unidade de ensino estava há 21 anos sem receber qualquer tipo de serviço no prédio.
A escola recebeu a renovação da pintura interna e externa, manutenção elétrica e hidráulica, além de manutenção no telhado, forro e pintura da quadra coberta.
O pequeno Paulo Barreto, de 10 anos, enfatiza a alegria em estudar numa escola 100% revitalizada. “Eu quero agradecer ao Governo do Estado, por nos conceder uma escola bonita que vai nos ajudar a aprender mais e melhor”, destacou o estudante.
Alvarães
No município de Alvarães (a 531 quilômetros de Manaus), a unidade de ensino escolhida para receber o 24º laboratório Maker do Amazonas foi a Escola Estadual Johanes Petrus, que atende mil estudantes nos turnos de manhã, tarde e noite.
Lucas Silva, de 17 anos, falou sobre a expectativa em participar desse momento histórico em Alvarães. “Eu conheci o laboratório de robótica e gostei bastante da impressora 3D, pois é uma inovação para as nossas aulas”, afirmou o aluno.
Além das estações, o projeto ainda contempla material didático e paradidático impresso, plataforma digital de acesso aos recursos midiáticos e formação docente.
A gestora da unidade de ensino, Jacira Brito, ressaltou a importância do laboratório para o município. “Nós nos sentimos muito honrados em receber esse espaço. Por várias vezes eu vi nossos alunos no vidro da sala Maker, aguardando ansiosos pela inauguração”, concluiu.