Conheça a trajetória de Josciane Neves, Fisioterapeuta que tem transformado vidas em Codajás
Por Brenda Souza*|
Fotos: Arquivo Pessoal de Josciane |
Josciane Neves, de 32 anos, é filha de Menaides Rodrigues e Manoel Neves, e a caçula de sete irmãos. Extrovertida e comunicativa, Josciane é adventista desde a infância e frequenta a igreja regularmente.
Sua trajetória na fisioterapia é marcada por dedicação e paixão ao longo de quatro anos em Codajás. Com pós-graduações em Ortopedia e Traumatologia, Gestão de Saúde e Administração Hospitalar, além de Tecnologias Educacionais para a Docência de Educação Profissional pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Josciane também atuou como professora pelo CETAM (Centro de Educação Tecnológica do Amazonas).
Atualmente, trabalha no Centro de Convivência do Idoso em Codajás, após cinco anos de atuação no Hospital Adventista. Além disso, realiza atendimentos domiciliares de fisioterapia. Sua paixão pela profissão começou quando viu fisioterapeutas cuidando de sua mãe. “A fisioterapia oferece a oportunidade de fazer uma diferença positiva na vida das pessoas, desenvolver habilidades práticas e atuar em diversas áreas”, explica Josciane.
Para Josciane, o maior desafio de ser fisioterapeuta está em gerenciar as expectativas e emoções dos pacientes durante o tratamento. “É um desafio contínuo, pois muitos pacientes lidam com dor, incapacidade ou limitações físicas, o que pode causar frustração e ansiedade, levando à resistência aos tratamentos. Demonstrar empatia, oferecer apoio emocional e informar sobre os prazos e resultados esperados das intervenções é fundamental”, afirma.
Ela também destaca que para ser bem-sucedida na profissão, é essencial colocar Deus em primeiro lugar, além de desenvolver habilidades como empatia, compaixão, comunicação eficaz, autocontrole e responsabilidade.
Entre as muitas histórias que marcaram sua carreira, Josciane compartilha uma experiência inesquecível: “Foi quando um paciente com AVC conseguiu sua reabilitação em apenas dois meses. Durante o tratamento, ele saiu da fase acamado para realizar suas atividades de vida diária. Graças a Deus e ao seu empenho, ele conseguiu recuperar sua independência.”
Josciane se sente realizada com tudo o que conquistou até agora e mantém seus sonhos e planos para o futuro. “Sim, quero fazer outro curso, desta vez em Educação Física”, revela, mostrando que sua sede de conhecimento e desejo de ajudar continuam a guiar sua jornada profissional.
*Do projeto Jovens Comunicadores de Codajás