
Conheça Irlan Rocar: o artista que ganha a vida com a venda de camisas
Por Carlos Alexandre |
Foto: Carlos Alexandre |
O Festival Folclórico dos bois Caprichoso e Garantido deu a cidade de Parintins a fama de terra de artistas. Para se destacar no meio da multidão é preciso ser diferenciado e Irlan Rodrigues Carvalho,32, não pensou duas vezes em deixar sua cidade natal e rumar para o município de Parintins para estudar Artes Visuais na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Vindo de Boa Vista do Ramos, trouxe na bagagem sonhos, vontade de trabalhar, medos e aposta que conquistaria seu espaço, entre tantos outros trabalhadores da arte.
Ainda na faculdade ele já pensava em algo para que pudesse ganhar o seu dinheiro. Seu espirito empreendedor o encorajou a colocar em prática ideias que sempre estiveram na cabeça, mas que ainda não tinha tido oportunidade de realizá-las. Sem conhecer muita gente, com dificuldades financeiras e com muita coragem de trabalhar ele finalmente transformou a necessidade em oportunidade, comprou camisas e produziu verdadeiras obras de arte nas blusas.
“Comecei em 2015 a fazer as primeiras camisas e foi um sucesso. As pessoas começaram logo a elogiar. Eu não comecei com a temática de boi. Eu comecei primeiro com temáticas regionais, questão indígena, cabocla e as ideias que os clientes queriam e, assim, eu fui me adequando”, contou o artista que juntou os sobrenomes Rodrigo e Carvalho e passou assinar como Irlan Rocar.
Irlan é uma das referências em camisas com pinturas especiais e suas maiores produções envolvem os bois Caprichoso e Garantido. Quando começou o trabalho não pretendia trabalhar com a temática dos dois ícones do Festival de Parintins até que uma cliente pediu dele que fizesse uma camisa do boi da estrela na testa. “Eu peguei fiz e postei e no outro dia tinha cliente até de fora do Brasil e as camisas com as obras temáticas dos bumbás se tornaram o principal produto de seu ateliê”.
O sucesso de Rocar é muito semelhante ao de grandes empreendedores. Suas ideias quando começam a se transformar em ações iniciam dentro de um pequeno ambiente na casa onde morava. Com a expansão de seu trabalho ele teve que alugar um espaço maior e em um dos lugares mais movimentados da ilha, a Avenida Amazonas, no centro comercial da cidade.
A arte de Irlan o levou a trabalhar no Boi Caprichoso pelo Festival de Parintins, ele reconhece que a cidade abriu portas para o seu trabalho.
“Aqui em Parintins, temos um leque de oportunidade que a gente pode explorar”, disse.
Hoje a maior cartela de clientes é de fora do município de Parintins. Ele recebe pedidos do Rio de Janeiro, São Paulo e para os estados do Nordeste. Fora do país ele comercializa suas camisas para países da Europa e para os Estados Unidos da América. Mas é claro que o Amazonas conta com muitos amantes do trabalho artístico de Irlan. “Nossos maiores clientes são de Manaus”, confirmou.
Hoje, ao lado de seus sócios, Irlan consegue não apenas formatar sua renda como também gera empregos e oportunidade e como o trabalho é muito intenso, sua terapia tem sido a pintura. “As camisas foram os meus fortes, mas antes disso eu pintava tela”, concluiu.
Irlan já se prepara para a temporada do Festival 2023 e sua história é uma verdadeira lição de vida e que o planejamento, as ideias e, principalmente, transformá-la em realidade conseguem fazer a diferença é construir grande negócio.
Oferecimento:

