Fale com o no ar!

Faça parte da nossa linha de transmissão do WhatsApp WhatsApp

Da comunidade de Andiroba às salas de aula de Manaquiri: conheça a trajetória da professora Ana Cristina Braga

Por Tayla Silva* |
Foto: Arquivo Pessoal |

Nascida na pequena comunidade do Andiroba, Ana Cristina Costa Braga, de 31 anos, é filha de agricultores e cresceu ajudando a família na roça, mas desde cedo recebeu um incentivo crucial de seus pais: o valor da educação como caminho para um futuro melhor. Atualmente, Ana é professora na Escola Anselmo Jacob.

“Apesar das dificuldades, tive uma infância feliz e sonhava com dias melhores”, relembra Ana.

A vida simples no campo trouxe inúmeros desafios, como estudar à luz de velas, mas também fortaleceu em Ana valores como perseverança, paciência e fé. Apaixonada pela leitura, ela aproveitava todo o tempo livre para mergulhar nos livros emprestados por professores da comunidade.

O sonho de se formar começou a ganhar forma mesmo em meio às barreiras. Durante o dia, Ana trabalhava, à noite, dedicava-se aos estudos. Essa rotina desafiadora não a impediu de concluir o ensino médio e ingressar em uma faculdade. A jovem começou a trabalhar como professora substituta em sua comunidade para ajudar a pagar a graduação em Pedagogia.

Aos 22 anos, Ana conquistou sua primeira aprovação em um concurso público se tornou secretária da Prefeitura Municipal de Manaquiri, mesmo antes de concluir a faculdade. Três anos depois, em 2018, com o diploma em mãos, ela foi aprovada em um concurso da Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM). Em 2020, iniciou sua jornada como professora da Escola Estadual Anselmo Jacob.

“Sou apaixonada pela minha profissão porque acredito que a educação é a melhor forma de transformar vidas, assim como ela transformou a minha”, afirma Ana, emocionada. Ela se orgulha de suas raízes e das pessoas que acreditaram em seu potencial.

Hoje, Ana é um exemplo de superação e inspiração para seus alunos. Mais do que ensinar conteúdos, ela busca despertar a esperança em cada jovem que cruza seu caminho. “Quero contribuir para transformar vidas. Ser professora é acreditar que o amanhã será melhor porque hoje compartilho o conhecimento com amor e dedicação”, conclui.

*Do Projeto Jovens Comunicadores de Manaquiri

#biografia #professora #manaquiri #amazonas

Oferecimento:
Últimas notícias em Biografia