Escola utiliza ferramenta para ensino de Língua Inglesa e qualificação de estudantes
Por Redação|
Foto: Euzivaldo Queiroz/Seduc |
Estudantes da Escola Estadual (EE) Nathália Uchôa, na zona sul de Manaus, estão desenvolvendo um podcast como forma de aprimoramento na disciplina da Língua Inglesa. A ação faz parte do Programa Ciência na Escola (PCE), uma parceria da Secretaria de Estado de Educação e Desporto e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O podcast é um tipo de programa de rádio, mas com transmissão pela internet, por canais como o YouTube e streamings. Nesta sexta-feira (21/10) é comemorado o Dia Nacional do Podcast.
Intitulado “With Gelato”, a temática do podcast é de RPG (role-playing game) – jogo de interpretação em que os participantes criam e assumem os papéis de personagens, construindo as narrativas. A história se passa em uma cidade dos Estados Unidos, criada pelos estudantes, onde, para sobreviver, os personagens precisam desenvolver sua fala na língua inglesa.
O projeto envolve oito estudantes, entre voluntários e bolsistas. A professora de Língua Inglesa, Maisa Alves, diz que a sugestão da temática do podcast veio dos próprios alunos, que criaram os personagens e toda a parte gráfica do produto. Em cada episódio vai sendo inserido um pouco da cultura e língua inglesa.
“Eles mesmos se sentem muito motivados, fizeram cursos de dicção, de edição, produção e pós-produção. Eu creio que participar de algo assim traz um foco maior para eles e vai fazer com que os demais estudantes se interessem pelo idioma”, pontua Maísa.
Estudante do 9º ano, Linda Miranda, de 14 anos, foi quem criou a cidade e quem sugeriu a temática de RPG. Ela diz que sempre gostou desse estilo de jogo e que viu no projeto uma oportunidade de juntar o gosto pelos jogos com o aprendizado de um segundo idioma.
“Esse meu interesse começou porque eu tenho um hobby muito grande no RPG. E esse jogo é muito bom, pois ele cria muitas realidades alternativas, e dentro da história estou tendo a oportunidade de pôr em prática a minha fala na língua inglesa”, reforça a estudante.
A ação do projeto tem permitido aos alunos não apenas o conhecimento e aprendizado do inglês, mas também o conhecimento e qualificação de outras temáticas e técnicas, como roteirização, edição de áudios, técnicas de dicção, a logística para colocar programas de podcast em streaming, dentre outros.
Podcast na rotina escolar
Na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Garcitylzo do Lago e Silva, situado na zona norte da capital, os estudantes do Ensino Médio são protagonistas no desenvolvimento de podcasts. A execução do projeto começou em 2020 com o “Deletreando”, que é um jogo de soletração em espanhol e com a chegada do Novo Ensino Médio (NEM) o projeto se expandiu.
Joilson Alves é professor de Matemática e um dos idealizadores da atividade. Ele diz que, no início, era feito um acompanhamento de perto com os estudantes, mas, atualmente, os próprios estudantes já conseguem desempenhar os programas sozinhos.
“Começou com um aluno e hoje já temos mais de oito alunos envolvidos no projeto. Eles criaram o programa ‘Bola em Jogo’, em que os alunos debatem sobre os jogos que acontecem nas dependências da escola”, frisa.
Os estudantes aprenderam toda a parte de produção, edição, transmissão ao vivo, uso de ferramentas, entre outros elementos que permitem qualificá-los ao mercado de trabalho.